Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAzambuja, Guacira de
dc.creatorGuterres, Franciéle Wagner
dc.date.accessioned2023-07-25T15:11:13Z
dc.date.available2023-07-25T15:11:13Z
dc.date.issued2023-07-08
dc.date.submitted2023-07-08
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29758
dc.description.abstractLiteracy is the process in which the subject learns to use, interpret and understand language in texts. When thinking about Education for Young People and Adults with Intellectual Disability, the process of building literacy requires a specialized look. For this reason, the following paper presents as a research problem "What pedagogical strategies are used in the literacy of young people and adults with Intellectual Disability (ID)?". The purposes of the work are to get to know the pedagogical strategies used in the literacy of young people and adults with Intellectual Disability, to identify the possible pedagogical strategies used in the literacy of young people and adults with ID and to describe the ways in which these strategies were used in the analyzed works. This is a bibliographical research, where two scientific productions were selected, in which they both have their themes convergent with the present study. As a result, we obtained the identification of five pedagogical strategies that are used in the literacy of young people and adults with Intellectual Disability: interaction with both colleagues and the researcher, social mediation and group activities, identified in the first research; and matching with the model and copies in teaching tasks, identified in the second research. This work concludes by identifying the need to carry out more research with this theme, as it would help in the theoretical basis for teachers who work with this public.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Especial. Alfabetização. Deficiência Intelectual. Educação de jovens e adultos.por
dc.titleEstratégias pedagógicas na alfabetização de jovens e adultos com deficiência intelectualpor
dc.title.alternativePedagogical strategies in the literacy of young people and adults with intellectual disabilitieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS.por
dc.degree.graduationCurso de Licenciatura em Educação Especial - Noturnopor
dc.description.resumoAlfabetização é o processo em que o sujeito aprende a utilizar, interpretar e compreender a linguagem em textos. Quando pensamos em Educação de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual, o processo de construção da alfabetização demanda um olhar especializado. Por este motivo, o presente trabalho traz como problema de pesquisa “Quais estratégias pedagógicas são utilizadas na alfabetização de jovens e adultos com Deficiência Intelectual (DI)?”. Os objetivos do trabalho foram conhecer as estratégias pedagógicas utilizadas na alfabetização de jovens e adultos com Deficiência Intelectual, identificar possíveis estratégias pedagógicas utilizadas na alfabetização de jovens e adultos com DI e descrever as formas como essas estratégias foram utilizadas nos trabalhos analisados. Esta é uma pesquisa bibliográfica, em que foram selecionadas duas produções científicas, as quais têm suas temáticas convergentes com o presente estudo. Como resultados obtivemos a identificação de cinco estratégias pedagógicas que são utilizadas na alfabetização de jovens e adultos com Deficiência Intelectual que são: interação com os colegas e com a pesquisadora, mediação social e atividades em grupo, identificadas na primeira pesquisa; e emparelhamento com o modelo e cópias em tarefas de ensino, identificadas na segunda pesquisa. Conclui-se este trabalho identificando a necessidade de realizarem mais pesquisas com essa temática, pois auxiliaria no embasamento teórico aos professores que trabalham com este este público.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples