Marcas telejornalísticas em narrativas audiovisuais produzidas para o ciberespaço: análise de vídeos do portal BBC News Brasil no Youtube
Resumo
Esta pesquisa busca investigar de que forma o jornalismo audiovisual veiculado no ciberespaço inspira-se no telejornalismo, aqui entendido como tradicional, para produzir os seus materiais. O referencial teórico da pesquisa faz, primeiramente, um resgate histórico da radiodifusão audiovisual e depois centra os olhares sobre como as novas práticas audiovisuais não lineares apropriam-se da linguagem tradicional para compor suas narrativas no ciberespaço. A metodologia emprega os pressupostos teóricos abordados pela Análise de Conteúdo, propostos por Bardin, e o corpus da pesquisa é constituído de quatro vídeos publicados no canal do YouTube da BBC News Brasil. A hipótese sobre a qual se debruça a observação, é a de que os novos produtos mantêm um padrão da televisão aberta referente às questões do formato informativo e da exploração de unidades comunicacionais, mas percorre o seu caminho em direção a uma linguagem própria de produção.
Coleções
- TCC Jornalismo [84]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: