dc.contributor.advisor | Petri, Giani | |
dc.creator | Losekann, Vinicius | |
dc.date.accessioned | 2023-07-26T15:15:56Z | |
dc.date.available | 2023-07-26T15:15:56Z | |
dc.date.issued | 2022-02-10 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29777 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Politécnico, Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Para Internet, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | Several studies demonstrate the benefits of using educational games to simulate activities and/or review concepts in a motivating and attractive way for students. This study aims to develop a digital version of the PM Master board game to help project management disciplines in the teaching and review of concepts learned in class in undergraduate courses in the area of computing. The methodology used in the present research is multi-method, divided into three stages, the literature analysis stage, the work review stage and the stage of development and evaluation of the digital version of the PM Master game. The digital versionm of the developed PM Master game stands out for being an educational, multiplayer, turnbased game, with questions and answers and presented in the form of a digital board. The
content of the digital version of the PM Master Game covers 25 questions from each of the 10 knowledge areas in Project Management contained in the 6th edition of the PMBOK Guide (2017). Regarding the design of the game, it is noteworthy that the Screentop.gg platform was used. The MEEGA+ model was used to assess the quality of the product developed in terms of player experience, usability and perceived learning. It was found that the game contributed to reinforce and fix the concepts about the areas of knowledge of project management. The participants expressed congratulations on the work developed, and suggestions, which could
be incorporated. Finally, it can be concluded that the defined objectives were satisfactorily achieved. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Jogo de tabuleiro | por |
dc.subject | Jogo digital PM master | por |
dc.subject | Gerência de projetos | por |
dc.title | Desenvolvimento e avaliação de um jogo digital de tabuleiro para revisão de conhecimentos em gerência de projetos | por |
dc.title.alternative | Development and evaluation of a digital board game for the review of knowled ge in project mangement | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Para Internet | por |
dc.description.resumo | Diversos estudos demonstram os benefícios do uso de jogos educacionais para a simulação de atividades e/ou revisão de conceitos de forma motivadora e atrativa para os alunos. Este estudo objetiva desenvolver uma versão digital do jogo de tabuleiro PM Master para auxiliar disciplinas de gerência de projetos, no ensino e revisão de conceitos aprendidos em aula nos
cursos de graduação na área de computação. A metodologia utilizada na presente pesquisa adota uma abordagem multimétodo, dividida em três etapas, etapa de análise da literatura, etapa da revisão de trabalhos e a etapa de desenvolvimento e avaliação da versão digital do jogo PM Master. A versão digital do jogo PM Master desenvolvido destaca-se por ser um jogo educacional, multiplayer, baseado em turnos, com perguntas e respostas e apresentado sob a forma de tabuleiro digital. O conteúdo da versão digital do Jogo PM Master, abrange 25 questões de cada uma das 10 áreas de conhecimento em Gerenciamento de Projetos constantes na 6ª edição do Guia PMBOK (2017). Com relação ao design do jogo, ressalta-se que foi utilizada a plataforma de desenvolvimento Screentop.gg. Para a avaliação da qualidade do produto desenvolvido com relação a, experiência do jogador, usabilidade e aprendizagem percebida utilizou-se o modelo MEEGA+. Constatou-se que o jogo contribuiu para reforçar e fixar os conceitos sobre as áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos. Os participantes expressaram parabenizações acerca do trabalho desenvolvido, e sugestões, que poderão ser incorporadas. Por fim, pode-se concluir que os objetivos definidos foram alcançados de forma satisfatória. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | por |
dc.publisher.unidade | Colégio Politécnico da UFSM | por |