dc.contributor.advisor | Gama, Maria Eliza Rosa | |
dc.creator | Fontoura, Andrielli da Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-07-26T15:57:05Z | |
dc.date.available | 2023-07-26T15:57:05Z | |
dc.date.issued | 2023-04-14 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29779 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | The insertion of Environmental Education in pedagogy courses is still a challenge. The objective of this work was to investigate about the environmental perceptions of students of the Pedagogy Course in relation to environmental themes and how they are presented in the course curriculum. This is a research with a qualitative and quantitative approach. The methodology used was descriptive exploratory analysis based on the application and analysis of questionnaires, together with the analysis of the pedagogical project and the programs of the disciplines of the pedagogy course at UFSM. 61 students participated in this research. We identified the trend of liberal pedagogies very present in the perceptions of the interviewees. Environmental themes are worked on in different disciplines in the pedagogy course, mainly in the area of Sciences, which comprise two disciplines of the course. Which bring questions about consumption and sustainable development, diversity and specificities of the school community, and EE in the school context. With this, rethinking the practice of EE in general and especially in the training of pedagogy teachers with the creation of compulsory subjects and continuing education, is a current need so that they can contribute even more to improving the quality of education in the area. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Percepção ambiental | por |
dc.subject | Pedagogia | por |
dc.subject | Temas ambientais | por |
dc.subject | Environmental perception | eng |
dc.subject | Pedagogy | eng |
dc.subject | Environmental topics | eng |
dc.title | Percepções ambientais de estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria e suas relações com o currículo | por |
dc.title.alternative | Environmental perceptions of students of the Pedagogy Course at the Federal University of Santa Maria and its relations with the curriculum | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | A inserção da Educação Ambiental nos cursos de pedagogia ainda é um desafio. O objetivo deste trabalho foi investigar acerca de percepções ambientais de estudantes do Curso de Pedagogia em relação aos temas ambientais e como estes se apresentam no currículo do curso. Se trata de uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa. A metodologia utilizada foi análise exploratória descritiva a partir da aplicação e análise de questionários, juntamente com a análise do projeto pedagógico e dos programas das disciplinas do curso de pedagogia da UFSM. Participaram desta pesquisa 61 estudantes. Identificamos a tendência das pedagogias liberais muito presente nas percepções dos entrevistados. Os temas ambientais são trabalhados em diferentes disciplinas no curso de pedagogia, principalmente na área das Ciências, que compreendem duas disciplinas do curso. As quais trazem questões sobre consumo e desenvolvimento sustentável, diversidade e especificidades da comunidade escolar, e a EA no contexto escolar. Com isso, repensar a prática da EA de uma forma geral e principalmente na formação dos professores de pedagogia com a criação de disciplinas obrigatórias e formação continuada, é uma necessidade atual para que eles possam contribuir ainda mais com a melhoria da qualidade da educação na área. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |