dc.contributor.advisor | Petri, Giani | |
dc.creator | Barbosa, Ewerton Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2023-07-27T15:00:41Z | |
dc.date.available | 2023-07-27T15:00:41Z | |
dc.date.issued | 2023-02-06 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29790 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Politécnico, Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Para Intenet, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | In order to support the teaching and learning of the Software Project Management discipline in undergraduate computing courses, this work aims to analyze, develop and evaluate a hybrid educational game, based on the PM Master analog board game ( GQS, 2012), as well as its digital version PM Master Digital (LOSEKANN, 2021). Initially, this work performs its
theoretical foundation and analyzes the viability of an educational hybrid game project that allows the edition of its cards with questions and answers. In order to maintain its relevance as an educational resource, as it can be updated according to the appearance of new editions of the PMBOK guide, the game's main reference. Subsequently, this work develops and
evaluates it through the application and analysis of a pilot study carried out with students of the Project Management discipline, at Colégio Politécnico / UFSM, of the Internet Systems Course. This evaluation was carried out based on the analysis of responses to the questionnaire that composes the MEEGA+ model for evaluating the quality of educational
games. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gerência de projetos | por |
dc.subject | PMBOK | por |
dc.subject | Jogo educacional | por |
dc.subject | Jogo educacional híbrido | por |
dc.subject | PM master híbrido | por |
dc.title | Desenvolvimento e avaliação de um jogo educacional híbrido para apoiar o ensino de gerência de projetos de software | por |
dc.title.alternative | Development and evaluation of a hybrid educational game to support the teaching of software project management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Para Intenet | por |
dc.description.resumo | A fim de apoiar o ensino e aprendizagem da disciplina de Gerência de Projetos de Software em cursos de graduação de computação, este trabalho tem a finalidade de analisar, desenvolver e avaliar um jogo educacional híbrido, tendo como base o jogo de tabuleiro analógico PM Master (GQS, 2012), assim como a sua versão digital PM Master Digital (LOSEKANN, 2021). Inicialmente, este trabalho realiza sua fundamentação teórica e analisa a viabilidade de um projeto de jogo híbrido educacional que possibilite a edição de suas cartas com perguntas e respostas. No sentido de manter a sua relevância enquanto recurso
educacional, ao poder ser atualizado conforme o surgimento de novas edições do guia PMBOK, referência principal do jogo. Posteriormente, este trabalho o desenvolve e o avalia através da aplicação e análise de um estudo piloto realizado com alunos da disciplina de Gerência de Projetos, do Colégio Politécnico/UFSM, do Curso de Sistemas para Internet. Avaliação, esta, realizada a partir da análise das respostas ao questionário componente do modelo MEEGA+ de avaliação da qualidade de jogos educacionais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | por |
dc.publisher.unidade | Colégio Politécnico da UFSM | por |