dc.contributor.advisor | Berselli, Marcia | |
dc.creator | Strasser, Victória Blini | |
dc.date.accessioned | 2023-07-27T18:55:09Z | |
dc.date.available | 2023-07-27T18:55:09Z | |
dc.date.issued | 2023-07-14 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29792 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Licenciatura em Teatro, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | This Undergraduate thesis proposes to present a brief overview of teaching/creation
methodologies in Theater with neurodivergent people. Seven papers were selected for
analysis of the aesthetic-pedagogical approaches and procedures adopted by the
authors, in order to articulate them to the perspectives identified in the paradigm of
neurodiversity. The chosen works are by the following authors: Ragazzon and Salume
(2020), Leite (2022), Santos (2022), Bonfatti et al (2017), Paes (2018), Muñoz (2022)
and Silva (2007). In practices, modes of creation that prioritize the body, its relationship
with others and its relationship with space stand out. In general, it is evident that the
most used methodologies were the Theater games by Viola Spolin and the Theater of
the Oppressed by Augusto Boal. It also highlights the practice of the clown recognized
as a transgressive way of work. This investigation identifies possible methodological
paths for future theatrical practices developed with neurodivergent people who
privilege the unique functioning of their bodyminds and offers subsidies for future
research in the area in relation to neurodiversity. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Teatro | por |
dc.subject | Metodologia de ensino | por |
dc.subject | Neurodiversidade | por |
dc.subject | Theater | eng |
dc.subject | Teaching methodology | eng |
dc.subject | Neurodiversity | eng |
dc.title | Teatro e neurodiversidade: análise de metodologias de ensino/criação com pessoas neurodivergentes | por |
dc.title.alternative | THEATER AND NEURODIVERSITY: ANALYSIS OF TEACHING/CREATION METHODOLOGIES WITH NEURODIVERGENT PEOPLE | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Licenciatura em Teatro. | por |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe apresentar um breve panorama acerca
das metodologias de ensino/criação em Teatro com pessoas neurodivergentes. Foram
selecionados sete trabalhos para análise das abordagens e procedimentos estéticopedagógicos adotados pelos autores e autoras, a fim de articulá-los às perspectivas
identificadas no paradigma da neurodiversidade. Os textos elegidos são dos seguintes
autores e autoras: Ragazzon e Salume (2020), Leite (2022), Santos (2022), Bonfatti
et al (2017), Paes (2018), Muñoz (2022) e Silva (2007). Nas práticas, destaca-se
modos de criação que priorizam o corpo, sua relação com o outro e sua relação com
o espaço. De modo geral, evidencia-se que as metodologias mais utilizadas foram os
jogos teatrais de Viola Spolin e o Teatro do Oprimido de Augusto Boal. Salienta
também a prática da palhaçaria identificada como via transgressora de trabalho. Esta
investigação identifica possíveis caminhos metodológicos para futuras práticas
teatrais desenvolvidas com pessoas neurodivergentes que privilegiam o
funcionamento único de seus corposmentes e também oferece subsídios a futuras
pesquisas na área em relação à neurodiversidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |