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dc.contributor.advisorBerselli, Marcia
dc.creatorStrasser, Victória Blini
dc.date.accessioned2023-07-27T18:55:09Z
dc.date.available2023-07-27T18:55:09Z
dc.date.issued2023-07-14
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29792
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Licenciatura em Teatro, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis Undergraduate thesis proposes to present a brief overview of teaching/creation methodologies in Theater with neurodivergent people. Seven papers were selected for analysis of the aesthetic-pedagogical approaches and procedures adopted by the authors, in order to articulate them to the perspectives identified in the paradigm of neurodiversity. The chosen works are by the following authors: Ragazzon and Salume (2020), Leite (2022), Santos (2022), Bonfatti et al (2017), Paes (2018), Muñoz (2022) and Silva (2007). In practices, modes of creation that prioritize the body, its relationship with others and its relationship with space stand out. In general, it is evident that the most used methodologies were the Theater games by Viola Spolin and the Theater of the Oppressed by Augusto Boal. It also highlights the practice of the clown recognized as a transgressive way of work. This investigation identifies possible methodological paths for future theatrical practices developed with neurodivergent people who privilege the unique functioning of their bodyminds and offers subsidies for future research in the area in relation to neurodiversity.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTeatropor
dc.subjectMetodologia de ensinopor
dc.subjectNeurodiversidadepor
dc.subjectTheatereng
dc.subjectTeaching methodologyeng
dc.subjectNeurodiversityeng
dc.titleTeatro e neurodiversidade: análise de metodologias de ensino/criação com pessoas neurodivergentespor
dc.title.alternativeTHEATER AND NEURODIVERSITY: ANALYSIS OF TEACHING/CREATION METHODOLOGIES WITH NEURODIVERGENT PEOPLEeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Licenciatura em Teatro.por
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso propõe apresentar um breve panorama acerca das metodologias de ensino/criação em Teatro com pessoas neurodivergentes. Foram selecionados sete trabalhos para análise das abordagens e procedimentos estéticopedagógicos adotados pelos autores e autoras, a fim de articulá-los às perspectivas identificadas no paradigma da neurodiversidade. Os textos elegidos são dos seguintes autores e autoras: Ragazzon e Salume (2020), Leite (2022), Santos (2022), Bonfatti et al (2017), Paes (2018), Muñoz (2022) e Silva (2007). Nas práticas, destaca-se modos de criação que priorizam o corpo, sua relação com o outro e sua relação com o espaço. De modo geral, evidencia-se que as metodologias mais utilizadas foram os jogos teatrais de Viola Spolin e o Teatro do Oprimido de Augusto Boal. Salienta também a prática da palhaçaria identificada como via transgressora de trabalho. Esta investigação identifica possíveis caminhos metodológicos para futuras práticas teatrais desenvolvidas com pessoas neurodivergentes que privilegiam o funcionamento único de seus corposmentes e também oferece subsídios a futuras pesquisas na área em relação à neurodiversidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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