dc.contributor.advisor | Baptaglin, Leila Adriana | |
dc.creator | München, Sinara | |
dc.date.accessioned | 2017-06-01T15:21:49Z | |
dc.date.available | 2017-06-01T15:21:49Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2980 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The city of Santa Maria / RS is the headquarters of the Federal University of Santa
Maria, an institution that offers opportunity for adolescents and young people of the city and
region to seek for a place in higher education. In this sense there is a strong action of the
schools of this city in order to push students to obtain places in public higher education, so
that many of these institutions replace the school curriculum programming scripts by the
programs of the ingression offered by the University. The insertion of these curricula in
schools can lead to changes in the way of teachers' work; therefore, the intention of this
research was to evaluate possible changes in the performance of the teaching of the discipline
of Chemistry in relation to the use of these curricula. This research presents as methodology
the study of case because it is a specific phenomenon of sharp and significant occurrence in
the city of Santa Maria / RS. Five teachers working in public schools in the city of Santa
Maria / RS were interviewed. From these lines were found four categories that represent the
influence of the PEIES curriculum in the performance of these teachers. The categories were:
entering the PEIES Program in schools; PEIES impact of the teaching-learning process; view
on the influence of PEIES in school, and teaching PEIES after insertion. Through these it was
possible to identify some points of influence in teaching this program, such as lack of time to
address the content, limited to lectures and unconcern with learning aimed only at assessing
the PEIES. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | PEIES (Programa de Ingresso ao Ensino Superior) | por |
dc.subject | Ensino de química | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Ingresso ao ensino superior | por |
dc.title | A influência do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - o PEIES, na atuação de professores de Química de Santa Maria - RS | por |
dc.title.alternative | The influence of Program Admission to Higher Education – PEIES, in practice of Chemistry teachers of Santa Maria - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A cidade de Santa Maria/RS é sede da Universidade Federal de Santa Maria,
instituição que oferece oportunidade aos adolescentes e jovens da cidade e região a buscarem
uma vaga no ensino superior. Nesse sentido há uma forte ação das escolas desta cidade no
sentido de impulsionar os estudantes à obtenção de vagas no ensino superior público, de
forma que muitas destas instituições substituem os currículos escolares pelos roteiros
programáticos referentes aos programas de ingresso oferecidos pela Universidade. A inserção
destes currículos nas escolas pode acarretar modificações no modo de trabalho dos
professores, portanto, o intuito desta pesquisa foi verificar possíveis alterações na atuação da
classe docente da disciplina de Química em relação à utilização destes currículos. Esta
pesquisa apresenta como metodologia o estudo de caso por tratar-se de um fenômeno
específico de ocorrência acentuada e expressiva na cidade de Santa Maria/RS. Cinco
professores atuantes em escolas públicas do município de Santa Maria/RS foram
entrevistados. A partir destas falas foram encontradas quatro categorias que representam a
influência do currículo do PEIES na atuação docente destes professores. As categorias
encontradas foram: Inserção do Programa do PEIES nas escolas; Impacto do PEIES no
processo de ensino-aprendizagem; Visão sobre a influência do PEIES na escola; e A docência
após a inserção do PEIES. Através destas foi possível identificar alguns pontos de influência
deste programa no trabalho docente, como falta de tempo para abordagem dos conteúdos,
limitação às aulas expositivas e despreocupação com a aprendizagem visando somente à
avaliação do PEIES. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |