Mostrar registro simples

dc.creatorWollmann, Aline Brocardo
dc.date.accessioned2023-08-04T13:54:30Z
dc.date.available2023-08-04T13:54:30Z
dc.date.issued2023-01-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29846
dc.description.abstractThe constant technological innovations, the ease of access, storage, production and sharing of information, generate cultural habits and enable new ways of communicating, teaching and learning. In the school educational scenario, this reality challenges the various segments to take ownership of the transformations and innovate their practices. The present study, linked to the Post-Graduate Program in Networked Educational Technologies, Professional Master's Degree in the Research Line Development of Networked Educational Technologies at UFSM/RS, aims to analyze the process of integration of digital technologies in the enhancement of Project-Based Learning in a multigrade classroom of the Early Years of Elementary School. It is characterized by a qualitative research through action research procedures. It is based, among other authors, on the ideas of cyberspace by Pierre Lévy, on active methodologies by José Moran and Lilian Bacich. Based on William Bender's studies on Project-Based Learning, it proposes the combination of methodologies and technologies in offline and online activities, with the support of Google tools for Education, integrated to the construction of knowledge. It was found that digital technologies in PBL contribute to active learning as they enhance access to information, communication and authorship/co-authorship in valuing the heterogeneity of the environment in which they live. The experiences of a multigrade class with spaces, strategies and cultures in a hybrid way can contribute to the development of skills necessary for interaction in virtual environments and spaces. As a final product, a didactic material was elaborated in Portfolio format with the records of the collaborative research productions, systematizing and sharing the constructions, (re)constructions, resignifications that may, therefore, enable new contributions to the school and scientific community.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subjectMetodologias ativaspor
dc.subjectAprendizagem baseada em projetospor
dc.subjectClasses multisseriadaspor
dc.subjectDigital technologieseng
dc.subjectActive methodologieseng
dc.subjectProject-based learningeng
dc.subjectMultigrade classeng
dc.titleTecnologias educacionais na aprendizagem baseada em projetos no contexto das classes multisseriadaspor
dc.title.alternativeEducational technologies in project-based learning in the context of multiseriate classeseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAs constantes inovações tecnológicas, as facilidades de acesso, armazenamento, produção e compartilhamento de informações, geram hábitos culturais e possibilitam novas maneiras de comunicar, ensinar e aprender. No cenário educacional escolar, essa realidade desafia os diversos segmentos a apropriar-se das transformações e inovar suas práticas. O presente estudo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, Mestrado Profissional na Linha de Pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM/RS, objetiva analisar o processo de integração das tecnologias digitais na potencialização da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) em uma classe multisseriada dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa pelos procedimentos da pesquisa-ação. Embasa-se, entre outros autores, nas ideias de ciberespaço de Pierre Lévy, de metodologias ativas de José Moran e Lilian Bacich. A partir dos estudos de William Bender sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos, propõe a combinação de metodologias e tecnologias em atividades offline e online, com apoio das ferramentas Google para a Educação, integradas à construção de conhecimento. Verificou-se que as tecnologias digitais na ABP colaboram para a aprendizagem ativa na medida em que potencializam o acesso à informação, à comunicação e a autoria/co-autoria na valorização da heterogeneidade do contexto da investigação. As experiências de uma classe multisseriada com espaços, estratégias e culturas de forma híbrida, podem contribuir no desenvolvimento de habilidades necessárias à interação em ambientes e espaços virtuais. Como produto final, foi elaborado um material didático em formato de Portfólio com os registros das produções colaborativas, sistematizando e compartilhando as construções, (re)construções, ressignificações que poderão, portanto, possibilitar novas contribuições para a comunidade escolar e científica.por
dc.contributor.advisor1Rocha, Karla Marques da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3301494042964760por
dc.contributor.referee1Rela, Eliana
dc.contributor.referee2Cardonetti, Vivien Kelling
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8339403986040377por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International