dc.creator | Wollmann, Aline Brocardo | |
dc.date.accessioned | 2023-08-04T13:54:30Z | |
dc.date.available | 2023-08-04T13:54:30Z | |
dc.date.issued | 2023-01-17 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29846 | |
dc.description.abstract | The constant technological innovations, the ease of access, storage, production and
sharing of information, generate cultural habits and enable new ways of
communicating, teaching and learning. In the school educational scenario, this reality
challenges the various segments to take ownership of the transformations and
innovate their practices. The present study, linked to the Post-Graduate Program in
Networked Educational Technologies, Professional Master's Degree in the Research
Line Development of Networked Educational Technologies at UFSM/RS, aims to
analyze the process of integration of digital technologies in the enhancement of
Project-Based Learning in a multigrade classroom of the Early Years of Elementary
School. It is characterized by a qualitative research through action research
procedures. It is based, among other authors, on the ideas of cyberspace by Pierre
Lévy, on active methodologies by José Moran and Lilian Bacich. Based on William
Bender's studies on Project-Based Learning, it proposes the combination of
methodologies and technologies in offline and online activities, with the support of
Google tools for Education, integrated to the construction of knowledge. It was found
that digital technologies in PBL contribute to active learning as they enhance access
to information, communication and authorship/co-authorship in valuing the
heterogeneity of the environment in which they live. The experiences of a multigrade
class with spaces, strategies and cultures in a hybrid way can contribute to the
development of skills necessary for interaction in virtual environments and spaces. As
a final product, a didactic material was elaborated in Portfolio format with the records
of the collaborative research productions, systematizing and sharing the constructions,
(re)constructions, resignifications that may, therefore, enable new contributions to the
school and scientific community. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Tecnologias digitais | por |
dc.subject | Metodologias ativas | por |
dc.subject | Aprendizagem baseada em projetos | por |
dc.subject | Classes multisseriadas | por |
dc.subject | Digital technologies | eng |
dc.subject | Active methodologies | eng |
dc.subject | Project-based learning | eng |
dc.subject | Multigrade class | eng |
dc.title | Tecnologias educacionais na aprendizagem baseada em projetos no contexto das classes multisseriadas | por |
dc.title.alternative | Educational technologies in project-based learning in the context of multiseriate classes | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | As constantes inovações tecnológicas, as facilidades de acesso, armazenamento,
produção e compartilhamento de informações, geram hábitos culturais e possibilitam
novas maneiras de comunicar, ensinar e aprender. No cenário educacional escolar,
essa realidade desafia os diversos segmentos a apropriar-se das transformações e
inovar suas práticas. O presente estudo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação
em Tecnologias Educacionais em Rede, Mestrado Profissional na Linha de Pesquisa
Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM/RS, objetiva
analisar o processo de integração das tecnologias digitais na potencialização da
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) em uma classe multisseriada dos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental. Caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa pelos
procedimentos da pesquisa-ação. Embasa-se, entre outros autores, nas ideias de
ciberespaço de Pierre Lévy, de metodologias ativas de José Moran e Lilian Bacich. A
partir dos estudos de William Bender sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos,
propõe a combinação de metodologias e tecnologias em atividades offline e online,
com apoio das ferramentas Google para a Educação, integradas à construção de
conhecimento. Verificou-se que as tecnologias digitais na ABP colaboram para a
aprendizagem ativa na medida em que potencializam o acesso à informação, à
comunicação e a autoria/co-autoria na valorização da heterogeneidade do contexto
da investigação. As experiências de uma classe multisseriada com espaços,
estratégias e culturas de forma híbrida, podem contribuir no desenvolvimento de
habilidades necessárias à interação em ambientes e espaços virtuais. Como produto
final, foi elaborado um material didático em formato de Portfólio com os registros das
produções colaborativas, sistematizando e compartilhando as construções,
(re)construções, ressignificações que poderão, portanto, possibilitar novas
contribuições para a comunidade escolar e científica. | por |
dc.contributor.advisor1 | Rocha, Karla Marques da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3301494042964760 | por |
dc.contributor.referee1 | Rela, Eliana | |
dc.contributor.referee2 | Cardonetti, Vivien Kelling | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8339403986040377 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |