Simulação computacional unidimensional de motor Ricardo Proteus ciclo otto utilizando gasolina, etanol e GNV
Resumo
Um dos métodos predominantes empregados no desenvolvimento de motores contemporâneos é a simulação computacional. Essa técnica envolve modelar virtualmente as características geométricas primárias de um motor para antecipar seu desempenho sob diferentes condições de contorno. É imperativo validá o modelo por meio da comparação com dados experimentais, para considerá-lo fidedigno. O objetivo deste trabalho foi validar um modelo computacional do motor de pesquisa monocilíndrico Ricardo Proteus Ciclo Otto, operado com diferentes combustíveis, como gasolina, etanol e GNV. A validação foi realizada em condições operacionais específicas: carga total e 1800 rpm, utilizando o software GT-POWER. O processo começou com medições físicas das características do motor. Isso envolveu a determinação dos coeficientes de descarga da carga por meio de análise de bancada de fluxo, medição do levantamento da válvula e execução de testes em um dinamômetro de bancada. Os dados experimentais foram então empregados para iniciar o processo de modelagem e validação. As disparidades observadas nos parâmetros escolhidos para validação foram todas inferiores a 5%. Como consequência, os resultados afirmam que o modelo computacional desenvolvido foi validado com sucesso e pode ser considerado confiável para realizar análises sobre a operação do motor.
Coleções
- TCC Engenharia Mecânica [109]