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dc.contributor.advisorLanzanova, Thompson Diórdinis Metzka
dc.creatorVaz, Cândida de Oliveira
dc.date.accessioned2023-08-15T16:26:19Z
dc.date.available2023-08-15T16:26:19Z
dc.date.issued2023-08-10
dc.date.submitted2023-08-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29924
dc.description.abstractOne of the predominant methods employed in the development of contemporary engines is computer simulation. This technique involves virtually modeling the primary geometric characteristics of an engine to anticipate its performance under different boundary conditions. It is imperative to validate the model through comparison with experimental data, to consider it reliable. The objective of this work was to validate a computational model of the Ricardo Proteus Otto Cycle single-cylinder research engine, operated with different fuels, such as gasoline, ethanol and CNG. The validation was carried out under specific operational conditions: full load and 1800 rpm, using the GT-POWER software. The process started with physical measurements of engine characteristics. This involved determining the load discharge coefficients through bench flow analysis, measuring valve lift and running tests on a bench dynamometer. The experimental data were then used to start the modeling and validation process. The disparities observed in the parameters chosen for validation were all less than 5%. Consequently, the results state that the developed computational model was successfully validated and can be considered reliable to perform analyzes on the engine operation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectcomputacional simulationeng
dc.subjectinternal combustion engineeng
dc.subjectdifferent fuelseng
dc.titleSimulação computacional unidimensional de motor Ricardo Proteus ciclo otto utilizando gasolina, etanol e GNVpor
dc.title.alternativeUnidimensional computational simulation of Ricardo Proteus engine otto cycle gasolina, ethanol and CNGeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoUm dos métodos predominantes empregados no desenvolvimento de motores contemporâneos é a simulação computacional. Essa técnica envolve modelar virtualmente as características geométricas primárias de um motor para antecipar seu desempenho sob diferentes condições de contorno. É imperativo validá o modelo por meio da comparação com dados experimentais, para considerá-lo fidedigno. O objetivo deste trabalho foi validar um modelo computacional do motor de pesquisa monocilíndrico Ricardo Proteus Ciclo Otto, operado com diferentes combustíveis, como gasolina, etanol e GNV. A validação foi realizada em condições operacionais específicas: carga total e 1800 rpm, utilizando o software GT-POWER. O processo começou com medições físicas das características do motor. Isso envolveu a determinação dos coeficientes de descarga da carga por meio de análise de bancada de fluxo, medição do levantamento da válvula e execução de testes em um dinamômetro de bancada. Os dados experimentais foram então empregados para iniciar o processo de modelagem e validação. As disparidades observadas nos parâmetros escolhidos para validação foram todas inferiores a 5%. Como consequência, os resultados afirmam que o modelo computacional desenvolvido foi validado com sucesso e pode ser considerado confiável para realizar análises sobre a operação do motor.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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