dc.contributor.advisor | Lanzanova, Thompson Diórdinis Metzka | |
dc.creator | Vaz, Cândida de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-08-15T16:26:19Z | |
dc.date.available | 2023-08-15T16:26:19Z | |
dc.date.issued | 2023-08-10 | |
dc.date.submitted | 2023-08-10 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29924 | |
dc.description.abstract | One of the predominant methods employed in the development of contemporary engines is computer simulation. This technique involves virtually modeling the primary geometric characteristics of an engine to anticipate its performance under different boundary conditions. It is imperative to validate the model through comparison with experimental data, to consider it reliable. The objective of this work was to validate a computational model of the Ricardo Proteus Otto Cycle single-cylinder research engine, operated with different fuels, such as gasoline, ethanol and CNG. The validation was carried out under specific operational conditions: full load and 1800 rpm, using the GT-POWER software. The process started with physical measurements of engine characteristics. This involved determining the load discharge coefficients through bench flow analysis, measuring valve lift and running tests on a bench dynamometer. The experimental data were then used to start the modeling and validation process. The disparities observed in the parameters chosen for validation were all less than 5%. Consequently, the results state that the developed computational model was successfully validated and can be considered reliable to perform analyzes on the engine operation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Restrito | por |
dc.subject | computacional simulation | eng |
dc.subject | internal combustion engine | eng |
dc.subject | different fuels | eng |
dc.title | Simulação computacional unidimensional de motor Ricardo Proteus ciclo otto utilizando gasolina, etanol e GNV | por |
dc.title.alternative | Unidimensional computational simulation of Ricardo Proteus engine otto cycle gasolina, ethanol and CNG | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | Um dos métodos predominantes empregados no desenvolvimento de motores contemporâneos é a simulação computacional. Essa técnica envolve modelar virtualmente as características geométricas primárias de um motor para antecipar seu desempenho sob diferentes condições de contorno. É imperativo validá o modelo por meio da comparação com dados experimentais, para considerá-lo fidedigno. O objetivo deste trabalho foi validar um modelo computacional do motor de pesquisa monocilíndrico Ricardo Proteus Ciclo Otto, operado com diferentes combustíveis, como gasolina, etanol e GNV. A validação foi realizada em condições operacionais específicas: carga total e 1800 rpm, utilizando o software GT-POWER. O processo começou com medições físicas das características do motor. Isso envolveu a determinação dos coeficientes de descarga da carga por meio de análise de bancada de fluxo, medição do levantamento da válvula e execução de testes em um dinamômetro de bancada. Os dados experimentais foram então empregados para iniciar o processo de modelagem e validação. As disparidades observadas nos parâmetros escolhidos para validação foram todas inferiores a 5%. Como consequência, os resultados afirmam que o modelo computacional desenvolvido foi validado com sucesso e pode ser considerado confiável para realizar análises sobre a operação do motor. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |