Avaliação de defeitos pela medição local e por veículo aéreo não tripulado (VANT)
Resumo
O modal rodoviário é o principal transporte utilizado no Brasil. Os veículos desse tipo de transporte geram um extenso esforço ao qual é submetido o pavimento, levando a defeitos superficiais que são perceptíveis a olho nu, no método tradicional chamado de caminhamento. A implementação da tecnologia de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), chamados popularmente por drones, se mostraram uma tecnologia útil que confere conforto, agilidade e segurança aos operadores em uma forma de medição remota. Este trabalho visa analisar e comparar os resultados obtidos pelos métodos tradicional e por VANT para a medição de defeitos do pavimento asfáltico, pela ótica de três Normas: DNIT 006/2003 - PRO, DNIT 007/2003 - PRO e DNIT 433/2021 - PRO, que são procedimentos utilizados no Brasil para medição. É feita uma abordagem do funcionamento do pavimento, caracterização dos defeitos e das Normas, cuja aplicação para DNIT 007/2003 e 433/2021 se restringe no âmbito de trincas e com diferentes métodos de abordagem. Após o levantamento por ambos os métodos, conclui-se que o VANT chega a uma média de 80% da visualização de defeitos inventariados pelo caminhamento, vedando-se a captação de patologias com profundidade, como afundamentos. Ademais, a DNIT 433/2021 apresenta trincamento superior em todas as suas aplicações, não relacionando-se linearmente com a DNIT 007/2003.
Coleções
- TCC Engenharia Civil [262]
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