Análise comparativa dos momentos fletores do estado de limite último de uma laje de transição protendida analisada com e sem a consideração do faseamento construtivo
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo comparativo dos momentos fletores de uma laje de transição em concreto protendido, ao ser avaliada através de um modelo simplificado que considerou apenas as cargas lançadas linearmente sobre a laje, avaliada através de um modelo com pórtico integrado, considerando ou não o faseamento construtivo junto da protensão em etapas. O estudo se deu sobre o projeto real de um edifício multifamiliar, com nove pavimentos em alvenaria estrutural, cujos carregamentos foram distribuídos sobre uma laje de transição de concreto protendido. Foram comparados os resultados obtidos através do AltoQi Eberick, no qual foi feito o lançamento de cargas de alvenaria linearizadas sobre o projeto da laje protendida, com os resultados obtidos através de um novo modelo desenvolvido através do software SAP2000 v18, do qual foram extraídos resultados considerando e não considerando o faseamento construtivo e a protensão em etapas. Tanto a alvenaria quanto as lajes da edificação foram modeladas como elementos de casca. Foram avaliados os resultados e as diferenças dos momentos fletores em diversos pontos da laje protendida, para as três metodologias apresentadas. Essa análise permitiu concluir que a consideração do faseamento construtivo é muito importante para a configuração da edificação utilizada, chegando a alterar os momentos fletores da laje da ordem de 70%, e, em casos pontuais, mais de 100%. Além disso, concluiu-se que a simplificação adotada com a linearização das cargas não foi satisfatória, em especial por não considerar as cargas de vento, a migração das cargas e o faseamento construtivo.
Coleções
- TCC Engenharia Civil [271]
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