dc.contributor.advisor | Fajardo, Ricardo | |
dc.creator | Monteiro, Francine Lanes | |
dc.date.accessioned | 2017-06-05T14:40:59Z | |
dc.date.available | 2017-06-05T14:40:59Z | |
dc.date.issued | 2010-12-16 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2994 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This research aims to survey about the main concepts of mathematics teachers about
the evaluative process in schools. Through a survey held in schools of Julio de Castillos
city, belonging from public and private network, aimed to investigate the methods of the
evaluation process for each school, if they agree with their proposals of the Political and
Pedagogical Furthermore, and if in harmony with the guidelines set forth in the National
Curriculum Parameters. It's a comparative analysis of teachers' conceptions about the
evaluation process which addresses the front of the Educational Policy Project of the
school and NCPs. We opted for a comparative methodology, descriptive and qualitative
research instruments which were the analysis of the PPP and the PCN and a
questionnaire with four open questions applied to eleven teachers of mathematics.The
first chapter provides some ideas about assessment, and the key classifications
established by Jose Carlos Cipriano Luckesi Libâneo the type of evaluation methods,
elements and objectives. The following chapter is intended to introduce the topic through
the perspective of evaluating the National Curriculum Parameters, which forms provided,
the best methods, with emphasis on the evaluation process in the discipline of
mathematics and the importance of evaluation in social perspective. The third chapter
explores the methodology used at work, as well as the reasons why they opted for
qualitative research. The last chapter contains the analysis of results, highlighting the
major similarities and differences identified during the investigation, as they were being
compared cited documents. Finally, some considerations final thoughts on the subject
worked and ideas that have confirmed. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Processo avaliativo | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem de matemática | por |
dc.title | Análise comparativa do processo avaliativo desenvolvido nas disciplinas de Matemática em escolas do município de Júlio de Castilhos | por |
dc.title.alternative | A comparative analysis of the evaluation process developed in the Mathematics classroom of schools located in the city of Julio de Castilhos | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Matemática | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo principal relatar acerca das concepções dos
professores de matemática no que diz respeito ao processo avaliativo. Através de uma
pesquisa realizada em escolas do município de Júlio de Castilhos, tanto da rede pública
como da rede privada, buscou-se conhecer os métodos do processo avaliativo de cada
escola, se estes estão de acordo com as respectivas propostas do Projeto Político
Pedagógico e, ainda, se estão em harmonia com as diretrizes previstas nos Parâmetros
Curriculares Nacionais. Trata-se de uma análise comparativa entre as concepções dos
professores a respeito do processo avaliativo frente ao que versa o Projeto Político
Pedagógico da escola e também os PCNs. Optou-se por uma metodologia comparativa,
descritiva e qualitativa, cujos instrumentos de pesquisa foram a análise do PPP e dos
PCNs e um questionário composto por quatro questões abertas aplicado a onze
professores de matemática. O primeiro capítulo traz algumas concepções sobre
avaliação, bem como as principais classificações estabelecidas pelos autores Cipriano
Luckesi, Marta Kohl de Oliveira e José Carlos Libâneo quanto ao tipo do processo
avaliativo, critérios e objetivos. O capítulo seguinte destina-se a apresentar o tema
avaliação segundo a visão dos Parâmetros Curriculares Nacionais, quais as formas
previstas, quais os melhores métodos, dando ênfase ao processo avaliativo na
disciplina da Matemática e à importância da avaliação na perspectiva social. O terceiro
capítulo explora a metodologia utilizada no trabalho, assim como as razões pelas quais
se optou pela pesquisa qualitativa. O último capítulo traz a análise dos resultados,
ressaltando as principais semelhanças e divergências constatadas no decorrer da
investigação, conforme foram sendo comparados os documentos citados. Por fim, serão
apresentadas algumas considerações finais, reflexões sobre o assunto trabalhado e
idéias que se ratificaram. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |