Desempenho mecânico de misturas 100% RAP com adição de emulsão asfáltica com camada de base
Resumo
A reciclagem de pavimentos tem demonstrado potencial para melhorar a qualidade dos pavimentos, com resultados satisfatórios em termos de desempenho mecânico e durabilidade. Diante da relevância desse tema e da crescente utilização de misturas asfálticas recicladas, torna-se essencial aprofundar o conhecimento sobre seu desempenho mecânico e compreender o comportamento dessas misturas sob diferentes condições, para garantir ainda mais a sua eficácia e segurança na aplicação em obras rodoviárias. Atualmente, existem as mais diversas técnicas de reciclagem, neste trabalho avaliou-se o desempenho mecânico de misturas recicladas a frio com uso de material fresado e emulsão asfáltica, para emprego como camada de base. O material fresado é do tipo RAP-BR290, proveniente de processos de manutenção e conservação rodoviárias no trecho da rodovia BR-290/RS. As emulsões usadas são do tipo de ruptura lenta com e sem agente rejuvenescedor. As amostras foram moldadas empregando o processo de compactação por energia modificada. Foram realizados ensaios triaxiais de cargas repetidas para obtenção dos módulos de resiliência (MR). Foi feita uma comparação dos valores de MR com os módulos da mistura M5-100% RAP-BR avaliado na dissertação de mestrado de Santos (2021), que possui o mesmo material reciclado, só que sem adição de emulsão. Foi realizada também a análise mecanicista comparativa, empregando o MeDiNa, dos materiais estudados neste trabalho com o material M5-100% RAP-BR. A partir destas análises, as estruturas analisadas obtiveram redução de espessuras nas camadas de revestimentos, menor porcentagem de área trincada, atingindo vida útil maior.
Coleções
- TCC Engenharia Civil [272]
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