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dc.contributor.advisorSpecht, Luciano Pivoto
dc.contributor.advisorBrondani, Chaveli
dc.creatorSaldanha, Victória Pilar
dc.date.accessioned2023-08-17T17:13:08Z
dc.date.available2023-08-17T17:13:08Z
dc.date.issued2023-07-19
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29962
dc.description.abstractPavement recycling has shown potential to improve the quality of pavements, with satisfactory results in terms of mechanical performance and durability. Given the relevance of this topic and the increasing use of recycled asphalt mixes, it is essential to deepen knowledge about their mechanical performance and understand the behavior of these mixes under different conditions, to further ensure their effectiveness and safety in road works application. Currently, there are the most diverse recycling techniques, in this work we evaluated the mechanical performance of cold recycled mixtures using milled material and asphalt emulsion, for use as a base layer. The milled material is of the RAP-BR290 type, originating from road maintenance and conservation processes on the stretch of the BR-290/RS highway. Emulsions used are slow breaking type with and without rejuvenating agent. The samples were molded using the modified energy compaction process. Triaxial tests of repeated loads were carried out to obtain the resilience modules (MR). A comparison of the MR values was made with the modules of the M5-100% RAP-BR mixture evaluated in Santos' master's thesis (2021), which has the same recycled material, only without the addition of emulsion. A comparative mechanistic analysis was also carried out, using MeDiNa, of the materials studied in this work with the M5-100% RAP-BR material. Based on these analyses, the analyzed structures obtained a reduction in the thickness of the coating layers, a lower percentage of cracked area, achieving a longer service life.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectreciclagem de pavimentospor
dc.subjectemulsão asfálticapor
dc.subjectensaios triaxiais de cargas repetidaspor
dc.subjectMedinapor
dc.subjecttriaxial tests of repeated loadseng
dc.subjectpavement recyclingeng
dc.subjectasphalt emulsioneng
dc.titleDesempenho mecânico de misturas 100% RAP com adição de emulsão asfáltica com camada de basepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoA reciclagem de pavimentos tem demonstrado potencial para melhorar a qualidade dos pavimentos, com resultados satisfatórios em termos de desempenho mecânico e durabilidade. Diante da relevância desse tema e da crescente utilização de misturas asfálticas recicladas, torna-se essencial aprofundar o conhecimento sobre seu desempenho mecânico e compreender o comportamento dessas misturas sob diferentes condições, para garantir ainda mais a sua eficácia e segurança na aplicação em obras rodoviárias. Atualmente, existem as mais diversas técnicas de reciclagem, neste trabalho avaliou-se o desempenho mecânico de misturas recicladas a frio com uso de material fresado e emulsão asfáltica, para emprego como camada de base. O material fresado é do tipo RAP-BR290, proveniente de processos de manutenção e conservação rodoviárias no trecho da rodovia BR-290/RS. As emulsões usadas são do tipo de ruptura lenta com e sem agente rejuvenescedor. As amostras foram moldadas empregando o processo de compactação por energia modificada. Foram realizados ensaios triaxiais de cargas repetidas para obtenção dos módulos de resiliência (MR). Foi feita uma comparação dos valores de MR com os módulos da mistura M5-100% RAP-BR avaliado na dissertação de mestrado de Santos (2021), que possui o mesmo material reciclado, só que sem adição de emulsão. Foi realizada também a análise mecanicista comparativa, empregando o MeDiNa, dos materiais estudados neste trabalho com o material M5-100% RAP-BR. A partir destas análises, as estruturas analisadas obtiveram redução de espessuras nas camadas de revestimentos, menor porcentagem de área trincada, atingindo vida útil maior.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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