Análise de performance comparativa entre as propulsões híbrido-elétrica e convencional aplicada a uma aeronave regional utilizando a plataforma suave
Resumen
O projeto de análise de performance comparativa entre um sistema híbrido-elétrico de
propulsão aeronáutica e um sistema convencional aplicados a uma aeronave regional é o
objetivo deste trabalho. Nele estão contidas as motivações, dado o contexto global da aviação;
uma explicação sucinta sobre os conceitos de propulsão híbrida aeronáutica, bem como seu
estado da arte no mercado; uma apresentação das topologias de hibridização aeronáutica e as
partes de seus sistemas; e finalmente a proposta principal que consiste no desenvolvimento de
uma análise comparativa do uso da propulsão híbrido-elétrica em relação a um sistema
convencional de propulsão aeronáutica. Os resultados comparativos definem-se através de uma
estimativa de performance de uma missão da aeronave comercial regional ATR-72-600,
modelada e simulada no software de código aberto SUAVE em linguagem python. O principal
resultado esperado deste trabalho é a conclusão sobre a viabilidade técnica (vantagens e
desvantagens) da aplicação desta tecnologia de hibridização para esta aeronave com base em
métricas comparativas de consumo específico de combustível e alcance específico; e a
maturação do conhecimento em sistemas híbridos para posteriores análises de otimização do
nível de hibridização na aeronave.
Colecciones
- TCC Engenharia Elétrica [187]
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