dc.contributor.advisor | Barcellos, Marília de Araujo | |
dc.creator | Anjos, Lucas Braga dos | |
dc.creator | Fonseca, Mar Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2023-08-17T17:34:18Z | |
dc.date.available | 2023-08-17T17:34:18Z | |
dc.date.issued | 2023-07-12 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29973 | |
dc.description | Projeto Experimental apresentado ao Curso de Comunicação Social - Produção Editorial, do Departamento de Ciências da Comunicação - Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito
parcial para a obtenção do grau de: bacharel em Comunicação Social - Produção Editorial. | por |
dc.description.abstract | The main objective of this experimental project is to experiment with all stages of the editorial
process in an independent publication in a crowdfunding, which is a product that is not only
graphically pleasant, but that carries a social nature by contributing directly to bibliodiversity;
represents experiences of LGBTQIA+ people in a multiple and inclusive way; and introduces
new Brazilian authors to the publishing market. From these objectives arises the creation of the
book Populário LGBTQIA+: vivências, narrativas e laços, a space in which we focus our goals
while keeping the discussion on literature and the space of legitimation of the economic elite,
according to Regina Dalcastagnè (2012) and Mário César Lugarinho (2003). While, to fulfill
the various editorial stages, we used a methodological triangulation proposed by Jensen and
Jankowski (apud Figaro, 2014) as a method of obtaining results. Concentrating our efforts on
the construction of the book, we created Editora Crisálida as a space of insertion in the market,
in addition to bringing together a diverse editorial body to assist us in the stages of illustration
and selection of contents, as well as the revision of the manuscripts. In this space, we inserted
first time authors, in order to create an environment of representation by and for LGBTQIA+
people, using independent publication as a means of legitimation with the public, in the printing
of 300 copies of Populário and its paratexts defined by Gérard Genette (2009). While we base
our technical decisions on the book with Emanuel de Araújo (2008), Jan Tschichold (2007),
and graphic choices with Ellen Lupton (2006, 2018), to question literature and spaces of
legitimation through other ways of publication. Offering possibilities of existence and
legitimization to unpublished works, with the success of the crowdfunding campaign and the
insertion of Editora Crisálida and its first launch in the Brazilian publishing market. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | LGBTQIA+ | por |
dc.subject | Literatura Brasileira | por |
dc.subject | Publicação Independente | por |
dc.subject | Mercado Editorial | por |
dc.subject | Bibliodiversidade | por |
dc.subject | LGBTQIA+ | eng |
dc.subject | Brazilian Literature | eng |
dc.subject | Independent Publishing | eng |
dc.subject | Publishing Market | eng |
dc.subject | Bibliodiversity | eng |
dc.title | Espaços de representação: a construção do livro populário LGBTQIA+ | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Comunicação Social - Produção Editorial | por |
dc.description.resumo | O presente projeto experimental tem como principal objetivo experimentar todas as etapas do processo editorial em uma publicação independente em financiamento coletivo, que seja um produto não apenas graficamente agradável, mas que carregue cunho social ao contribuir diretamente para a bibliodiversidade; represente vivências de pessoas LGBTQIA+ de forma múltipla e inclusiva; e insira autores brasileiros iniciantes ao mercado editorial. Desses objetivos surge a criação do livro Populário LGBTQIA+: vivências, narrativas e laços, espaço em que concentramos nossas metas enquanto mantemos acesa a discussão a respeito do cânone literário e o espaço de legitimação por parte de uma elite econômica, de acordo com Regina
Dalcastagnè (2012) e Mário César Lugarinho (2003). Enquanto, para o cumprimento das diversas etapas editoriais, utilizamos da triangulação metodológica proposta por Jensen e Jankowski (apud Figaro, 2014) como método de obtenção de resultados mais profundos. Concentrando nossos esforços na construção deste livro, criamos a Editora Crisálida como espaço de inserção no mercado, além de reunir um corpo editorial diverso para nos auxiliar nas etapas de ilustração e seleção dos conteúdos, bem como a revisão dos originais. Nesse espaço inserimos autores iniciantes a fim de criar um ambiente de representação por e para as pessoas LGBTQIA+, utilizando a publicação independente como via de legitimação junto ao público consumidor, na impressão de 300 exemplares do Populário e seus paratextos definido por Gérard Genette (2009). Enquanto pautamos nossas decisões técnicas do objeto livro com Emanuel de Araújo (2008), Jan Tschichold (2007), e escolhas gráficas com Ellen Lupton (2006, 2018), a fim de desafiar o cânone brasileiro e os espaços de legitimação por outras vias de publicação. Oferecendo possibilidades de existência e legitimação a obras inéditas, com o sucesso da campanha de financiamento coletivo e a inserção da Editora Crisálida e seu primeiro lançamento no mercado editorial brasileiro. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |