Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarcellos, Marília de Araujo
dc.creatorAnjos, Lucas Braga dos
dc.creatorFonseca, Mar Rodrigues
dc.date.accessioned2023-08-17T17:34:18Z
dc.date.available2023-08-17T17:34:18Z
dc.date.issued2023-07-12
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29973
dc.descriptionProjeto Experimental apresentado ao Curso de Comunicação Social - Produção Editorial, do Departamento de Ciências da Comunicação - Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para a obtenção do grau de: bacharel em Comunicação Social - Produção Editorial.por
dc.description.abstractThe main objective of this experimental project is to experiment with all stages of the editorial process in an independent publication in a crowdfunding, which is a product that is not only graphically pleasant, but that carries a social nature by contributing directly to bibliodiversity; represents experiences of LGBTQIA+ people in a multiple and inclusive way; and introduces new Brazilian authors to the publishing market. From these objectives arises the creation of the book Populário LGBTQIA+: vivências, narrativas e laços, a space in which we focus our goals while keeping the discussion on literature and the space of legitimation of the economic elite, according to Regina Dalcastagnè (2012) and Mário César Lugarinho (2003). While, to fulfill the various editorial stages, we used a methodological triangulation proposed by Jensen and Jankowski (apud Figaro, 2014) as a method of obtaining results. Concentrating our efforts on the construction of the book, we created Editora Crisálida as a space of insertion in the market, in addition to bringing together a diverse editorial body to assist us in the stages of illustration and selection of contents, as well as the revision of the manuscripts. In this space, we inserted first time authors, in order to create an environment of representation by and for LGBTQIA+ people, using independent publication as a means of legitimation with the public, in the printing of 300 copies of Populário and its paratexts defined by Gérard Genette (2009). While we base our technical decisions on the book with Emanuel de Araújo (2008), Jan Tschichold (2007), and graphic choices with Ellen Lupton (2006, 2018), to question literature and spaces of legitimation through other ways of publication. Offering possibilities of existence and legitimization to unpublished works, with the success of the crowdfunding campaign and the insertion of Editora Crisálida and its first launch in the Brazilian publishing market.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLGBTQIA+por
dc.subjectLiteratura Brasileirapor
dc.subjectPublicação Independentepor
dc.subjectMercado Editorialpor
dc.subjectBibliodiversidadepor
dc.subjectLGBTQIA+eng
dc.subjectBrazilian Literatureeng
dc.subjectIndependent Publishingeng
dc.subjectPublishing Marketeng
dc.subjectBibliodiversityeng
dc.titleEspaços de representação: a construção do livro populário LGBTQIA+por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social - Produção Editorialpor
dc.description.resumoO presente projeto experimental tem como principal objetivo experimentar todas as etapas do processo editorial em uma publicação independente em financiamento coletivo, que seja um produto não apenas graficamente agradável, mas que carregue cunho social ao contribuir diretamente para a bibliodiversidade; represente vivências de pessoas LGBTQIA+ de forma múltipla e inclusiva; e insira autores brasileiros iniciantes ao mercado editorial. Desses objetivos surge a criação do livro Populário LGBTQIA+: vivências, narrativas e laços, espaço em que concentramos nossas metas enquanto mantemos acesa a discussão a respeito do cânone literário e o espaço de legitimação por parte de uma elite econômica, de acordo com Regina Dalcastagnè (2012) e Mário César Lugarinho (2003). Enquanto, para o cumprimento das diversas etapas editoriais, utilizamos da triangulação metodológica proposta por Jensen e Jankowski (apud Figaro, 2014) como método de obtenção de resultados mais profundos. Concentrando nossos esforços na construção deste livro, criamos a Editora Crisálida como espaço de inserção no mercado, além de reunir um corpo editorial diverso para nos auxiliar nas etapas de ilustração e seleção dos conteúdos, bem como a revisão dos originais. Nesse espaço inserimos autores iniciantes a fim de criar um ambiente de representação por e para as pessoas LGBTQIA+, utilizando a publicação independente como via de legitimação junto ao público consumidor, na impressão de 300 exemplares do Populário e seus paratextos definido por Gérard Genette (2009). Enquanto pautamos nossas decisões técnicas do objeto livro com Emanuel de Araújo (2008), Jan Tschichold (2007), e escolhas gráficas com Ellen Lupton (2006, 2018), a fim de desafiar o cânone brasileiro e os espaços de legitimação por outras vias de publicação. Oferecendo possibilidades de existência e legitimação a obras inéditas, com o sucesso da campanha de financiamento coletivo e a inserção da Editora Crisálida e seu primeiro lançamento no mercado editorial brasileiro.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto