Relações internacionais e educação: um estudo sobre a gestão da internacionalização nas autarquias federais de ensino
Abstract
Este estudo tem por objetivo analisar a gestão da internacionalização nas autarquias federais de
ensino e conhecer sua organização e operacionalização. A pertinência e a relevância desse
estudo estão na possibilidade de ampliar a discussão e a perspectiva de abordagem da temática,
bem como os resultados podem contribuir para reformular práticas de organização e gestão. A
pesquisa se desenvolveu por meio da pesquisa documental e bibliográfica, sob a perspectiva da
gestão e com suporte nas áreas temáticas da gestão educacional e das relações internacionais, e
aplicação de questionário aos gestores para levantamento de dados organizacionais e
operacionais. A partir dos resultados, pode-se concluir que o panorama estrutural da gestão da
internacionalização nas autarquias federais de ensino se caracteriza pela institucionalização e
regulamentação recente, pela estrutura reduzida/limitada, em termos de disponibilidade de
pessoal e orçamento, o gestor é membro da carreira docente, com formação em área diversa às
relações internacionais, o setor é uma assessoria ou coordenação e está vinculado ao gabinete
do reitor(a).
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