dc.contributor.advisor | Santos, Julio Ricardo Quevedo dos | |
dc.creator | Mello, Andrelisa Goulart de | |
dc.date.accessioned | 2017-06-06T13:09:48Z | |
dc.date.available | 2017-06-06T13:09:48Z | |
dc.date.issued | 2011-02-28 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2998 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em História do Brasil, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | Believing it is still necessary to write and address issues dealing with racial issues, prejudice
and historical omission regarding the effective black participation in our history we propose to
analyze a specific book called New Modern and Contemporary History of Joseph Jobson
Arruda, submitted in its 28th edition in 2004. Even though the choice of this work could be
controversial, because it is a work for the Eurocentric approach and centered on the
construction of the idea of capitalism, we chose to forward the survey regarding their new
edition and the change of title, because it's work was reissued from the design of its first
edition in 1974, the author proposed for the 2004 edition of work titled "New History" by
seeking to emphasize the inclusions and current historiographical trends, as the issue of
cultural history, adding new elements before missing and renegades in textbooks, such as
women, blacks, children and elderly. From this viewpoint this paper proposes an analysis
regarding the use of images that deal with black, this understanding developed from the
method of didactic transposition as part educational, word spread by Frenchman Yves
Chevallard theoretical mathematician who advocated the idea of transposing the knowledge
scientific knowledge for teaching, theory is adapted in this work the reality of teaching history
through images in the textbook in question. Our focus is not only about how to use the images
as historical sources in textbooks, we will consider in research about the black history from
the selected images in the work of Alvarez, considering the relationship proposed by the
author in its title and presentation the book "New History". | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Livro didático | por |
dc.subject | Ensino de história africana | por |
dc.subject | Transposição didática | por |
dc.title | A história do negro no livro didático "Nova História Moderna e Contemporânea," de José Jobson Arruda, através da transposição didática das imagens | por |
dc.title.alternative | The story of the negro in textbook "New Modern and Contemporary History"by José Jobson Arruda by didactic transposition of images | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | História do Brasil | por |
dc.description.resumo | Acreditando que ainda se faz necessário escrever e abordar assuntos que tratam da
questão racial, do preconceito e da omissão histórica a respeito da efetiva participação negra
em nossa história nos propomos a analisar um livro especifico chamado Nova História
Moderna e Contemporânea de José Jobson Arruda, apresentada em sua 28º edição no ano de
2004. Mesmo sabendo que a escolha desta obra poderia gerar polêmicas, por ser uma obra
voltada para a abordagem eurocêntrica e centralizada na construção da ideia do capitalismo,
optamos por encaminhar a pesquisa no que tange sua nova edição e a alteração de título, pois
está obra foi reeditada a partir da concepção de sua primeira edição de 1974, o autor propôs
para a edição de 2004 trabalhar com o título “Nova História”, buscando enfatizar as inclusões
e tendências historiográficas atuais, como a questão da história cultural e inclusão de novos
elementos antes omissos e renegados em obras didáticas, como por exemplo, a mulher, o
negro, crianças e idosos. Partindo desta constatação este trabalho propõe uma análise a
respeito da utilização das imagens que tratam do negro, compreensão esta desenvolvida a
partir do método da transposição didática como elemento pedagógico, termo difundido pelo
teórico francês Yves Chevallard, matemático que defendeu a ideia de transpor o
conhecimento cientifico para o conhecimento didático, teoria está adaptada neste trabalho a
realidade do ensino de história através das imagens no livro didático em questão. Nosso
enfoque não será apenas em relação a forma de utilização das imagens como fontes históricas
nos livros didáticos, nos deteremos na pesquisa a cerca da historiografia negra a partir das
imagens selecionadas na obra de Arruda, considerando a relação proposta pelo autor em seu
título e apresentação do livro “Nova História”. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |