Navegação Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização por orientadores "Pertile, Solange de Lurdes"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 21
-
Avaliação de usabilidade e satisfação de uma plataforma de ensino de idiomas
(2017-08-18)Este estudo aplica as 10 Heurísticas de Nielsen (1990) na plataforma de idiomas Duolingo e apresenta o nível de satisfação dos usuários para justificar a usabilidade deste Ambiente Virtual de Aprendizagem. Entende-se ... -
A informática na educação infantil: inclusão da informática na Escola de Educação Infantil Nossa Senhora de Fátima da cidade de Cachoeira do Sul - RS
(2011)Este artigo apresenta a importância da implantação de um laboratório de informática na Escola de Educação Infantil Nossa Senhora de Fátima, no município de Cachoeira do Sul, visando à realização de atividades, como jogos, ... -
Leitura de hipertexto: possibilidades para potencializar a compreensão do novo acordo ortográfico da língua portuguesa
(2011)Este artigo apresenta um estudo referente à utilização do gênero Hipertexto como fonte de enriquecimento das aulas de Língua Portuguesa de forma mais prazerosa, já que o ensino da mesma requer um saber linguístico unido ... -
Integrando as mídias á prática docente: uso da internet como meio de pesquisa
(2011)O contexto escolar tem mudado muito, a partir das transformações que todo o mundo vem passando. Todas as escolas sejam públicas ou privadas tem inserido no seu contexto as mais diferentes inovações tecnológicas, tornando-se ... -
Jogos virtuais na alfabetização: uma observação prática do aprendizado
(2011)O presente estudo aborda como tema principal, "As Mídias na alfabetização", refletindo sobre a importância do letramento na vida do ser humano. É um estudo bibliográfico que descreve como está sendo realizada a alfabetização ... -
O uso dos softwares educacionais como auxílio no processo de ensino-aprendizagem da ortografia no 5º ano do ensino fundamental
(2011)Este artigo apresenta os resultados obtidos a partir da aplicação dos softwares educacionais em sala de aula com alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Padre João Zanella, Nova Palma, RS. Na oportunidade ... -
A percepção dos alunos sobre o uso da internet em sala de aula
(2017-06-23)Este artigo tem como objetivo verificar a percepção dos alunos quanto ao uso da internet na sala de aula, uma vez que a integração da tecnologia na educação torna-se importante nos dias atuais. Neste sentido, a problemática ... -
Laboratório de informática e sua esporádica utilização na escola Instituto Estadual de Educação Deputado Ruy Ramos
(2011)O presente artigo relata uma pesquisa sobre a esporádica utilização do laboratório de informática no Instituto Estadual de Educação Deputado Ruy Ramos, do município de Rosário do Sul. O objetivo foi de identificar as causas ... -
O uso das Tics na prática do atendimento educacional especializado (AEE)
(2017-06-23)Este artigo teve como objetivo verificar o uso das tecnologias, mais precisamente as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS), nas práticas do atendimento educacional especializado (AEE), de uma escola estadual do ... -
A televisão e o vídeo na formação da criança: contribuições e cuidados quanto ao seu uso
(2011)O presente estudo trata sobre a influência da televisão e do vídeo na formação de uma criança. Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo é investigar a influência positiva e negativa na formação da mesma, destacando as ... -
Softwares educacionais no currículo da educação infantil
(2011)Este artigo apresenta algumas reflexões sobre “ Softwares Educacionais no Currículo da Educação Infantil”, analisando a contribuição dos softwares infantis como instrumento pedagógico para as crianças com idade inferior a ... -
Jogos e atividades on-line no aprendizado da Matemática na 5ª série
(2011)O trabalho mostra um estudo de atividades online e jogos de matemática na 5ª série do ensino fundamental. A finalidade era tornar as aulas de matemáticas mais agradáveis e menos cansativas. O uso dessas atividades prioriza ... -
Estudo da aplicabilidade da mídia rádio em sala de aula na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sete de Setembro, Restinga Seca/RS
(2011-11-29)Este artigo mostra os resultados de uma pesquisa sobre a aplicabilidade da mídia rádio em sala de aula, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sete de Setembro, Restinga Sêca. Este trabalho teve como principal ... -
A importância da utilização de webquest como objeto de aprendizagem
(2011-12-09)A Webquest como aliado metodológico do professor, poderá auxiliar na contextualização de diversos conteúdos que estejam sendo vivenciados pelos alunos, auxiliando-os na compreensão dos mesmos. Podendo se pensar em Mídias, ... -
O uso da TV e do vídeo para a aprendizagem na alfabetização
(2011-12-09)Este artigo demonstra que ensinar e aprender estão sendo desafiados como nunca antes e que através das tecnologias, as quais começam a estar um pouco mais ao alcance do estudante e do professor, evidenciam que o processo ... -
A importância da mídia vídeo no ensino da educação infantil
(2011-12-09)Este artigo apresenta um estudo sobre a importância das mídias na educação, sobre-tudo o uso da mídia vídeo como ferramenta de ensino da Educação Infantil. Realiza-do através de uma pesquisa teórica e prática pedagógica, ... -
O uso da internet na prática pedagógica
(2011-12-09)Este artigo mostra os resultados teóricos e práticos da pesquisa sobre o avanço das práticas pedagógicas a partir da utilização da mídia internet. Nesta oportunidade apontam-se os resultados da pesquisa feita com ... -
Google classroom como ferramenta de ensino e aprendizagem de língua portuguesa
(2018-12-01)O presente artigo busca analisar o uso de recursos tecnológicos digitais em sala de aula e tem como foco alunos dos anos finais do ensino fundamental. À medida que as inovações tecnológicas abrangem mais o cotidiano das ... -
Proinfo: um ponto de partida para a educação de qualidade de Erval Seco
(2011-12-09)Este artigo fez uma análise do funcionamento dos Laboratórios de Informática do Programa Proinfo do município de Erval Seco com o objetivo de verificar de que forma os professores das escolas beneficiadas pelo programa ... -
As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na ótica docente: concepções acerca da usabilidade das TICs no contexto da Escola Estadual de Educação Básica Tito Ferrari localizada em São Pedro do Sul
(2011-10-29)As inovações tecnológicas fizeram emergir a necessidade da busca contínua de aperfeiçoamento e reciclagem de informações. A integração das tecnologias na prática pedagógica exige disponibilidade de modificações de concepções ...