dc.contributor.advisor | Lisboa, Ederval de Souza | |
dc.creator | Visnievski, Lucas Miranda | |
dc.date.accessioned | 2023-08-21T18:35:37Z | |
dc.date.available | 2023-08-21T18:35:37Z | |
dc.date.issued | 2022-03-18 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30004 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, Curso de Engenharia Mecânica, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | The railroads field in Brazil presents a year growth about 2,9% since 1997 and are
expected to improve du to law changes in the sector.
Freight cars are implements connected one by one in huges set-ups coupled to Dieselelectric locomotives. The search for continuous reduction in train’s mass puts on freight
cars the main responsibility in improvements available when seeking for the reduction in
fuel consumption and bigger load capability. By the composition weight in loaded
condition and the high reliability requirements along the product life cycle, the brake parts
are challenges for less material construction mode and conservation towards original
setup. This work objective is to make a topology optimization of a brake system actuator
mechanism main lever of a FLF type railroad freight car, reducing mass thought the
minimization of equivalent von Mises stress in Ansys 2022 R1 student software version.
Subjects like the student version limitations, finite element mesh quality and loads
actuating in the component are shown. In the end, the found result was a model with less
than 50% of the original mass, approaching 26 kg of final mass and with structure’s stress
close to the original model, proving the viability of mass reduction in a mandatory use
component, proving too the possibility in application form more similar components,
until then never thought. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Freio ferroviário | por |
dc.subject | Otimização topológica | por |
dc.subject | SIMP | por |
dc.subject | Engenharia estrutural | por |
dc.subject | Freight cars | eng |
dc.subject | Train | eng |
dc.subject | Rail | eng |
dc.subject | Brake system | eng |
dc.subject | Pneumatic brake | eng |
dc.subject | Topology Optimization | eng |
dc.subject | Structural engineering | eng |
dc.title | Otimização topológica da alavanca principal do mecanismo de freio de um vagão de carga ferroviário FLF | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Mecânica | por |
dc.description.resumo | O setor ferroviário no Brasil apresenta crescimento anual de 2,9% desde 1997 e conta
com expectativas de melhoria devido a recentes mudanças em legislação na área. Vagões
de transporte ferroviários são implementos atrelados uns aos outros em enormes
composições ligadas a locomotivas Diesel-elétricas. A procura pela constante redução de
massa na composição coloca sobre os vagões maior parte da possibilidade de melhorias
possível, visando redução de consumo de combustível e maior capacidade de carga. Em
função do peso da composição carregada e da alta confiabilidade requerida durante a vida
útil dos vagões, os componentes de freio são partes desafiantes na redução de material e
conservação da confiabilidade perante os modelos originais. O presente trabalho se
compromete em realizar a otimização topológica da alavanca de freio principal do
mecanismo atuador do sistema pneumático de um vagão FLF, reduzindo a massa do
componente com base na minimização da tensão equivalente de von Mises através da
implementação no software Ansys 2022 R1 student. Aspectos como as limitações
impostas a versão estudantil, a qualidade da malha de elementos finitos utilizada e os
carregamentos suportados pelo componente são apresentados. Ao final, obteve-se como
resultado um modelo com menos de 50% da massa original, beirando os 26 kg e com
tensão na estrutura de semelhante intensidade ao modelo original, comprovando a
viabilidade de redução de massa em um componente de uso obrigatório, servindo também
como prova de que demais componentes similares são passíveis de estudos deste gênero,
até então impensados. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Cachoeira do Sul | por |