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dc.contributor.advisorLisboa, Ederval de Souza
dc.creatorVisnievski, Lucas Miranda
dc.date.accessioned2023-08-21T18:35:37Z
dc.date.available2023-08-21T18:35:37Z
dc.date.issued2022-03-18
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30004
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, Curso de Engenharia Mecânica, RS, 2022.por
dc.description.abstractThe railroads field in Brazil presents a year growth about 2,9% since 1997 and are expected to improve du to law changes in the sector. Freight cars are implements connected one by one in huges set-ups coupled to Dieselelectric locomotives. The search for continuous reduction in train’s mass puts on freight cars the main responsibility in improvements available when seeking for the reduction in fuel consumption and bigger load capability. By the composition weight in loaded condition and the high reliability requirements along the product life cycle, the brake parts are challenges for less material construction mode and conservation towards original setup. This work objective is to make a topology optimization of a brake system actuator mechanism main lever of a FLF type railroad freight car, reducing mass thought the minimization of equivalent von Mises stress in Ansys 2022 R1 student software version. Subjects like the student version limitations, finite element mesh quality and loads actuating in the component are shown. In the end, the found result was a model with less than 50% of the original mass, approaching 26 kg of final mass and with structure’s stress close to the original model, proving the viability of mass reduction in a mandatory use component, proving too the possibility in application form more similar components, until then never thought.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFreio ferroviáriopor
dc.subjectOtimização topológicapor
dc.subjectSIMPpor
dc.subjectEngenharia estruturalpor
dc.subjectFreight carseng
dc.subjectTraineng
dc.subjectRaileng
dc.subjectBrake systemeng
dc.subjectPneumatic brakeeng
dc.subjectTopology Optimizationeng
dc.subjectStructural engineeringeng
dc.titleOtimização topológica da alavanca principal do mecanismo de freio de um vagão de carga ferroviário FLFpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localCachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapor
dc.description.resumoO setor ferroviário no Brasil apresenta crescimento anual de 2,9% desde 1997 e conta com expectativas de melhoria devido a recentes mudanças em legislação na área. Vagões de transporte ferroviários são implementos atrelados uns aos outros em enormes composições ligadas a locomotivas Diesel-elétricas. A procura pela constante redução de massa na composição coloca sobre os vagões maior parte da possibilidade de melhorias possível, visando redução de consumo de combustível e maior capacidade de carga. Em função do peso da composição carregada e da alta confiabilidade requerida durante a vida útil dos vagões, os componentes de freio são partes desafiantes na redução de material e conservação da confiabilidade perante os modelos originais. O presente trabalho se compromete em realizar a otimização topológica da alavanca de freio principal do mecanismo atuador do sistema pneumático de um vagão FLF, reduzindo a massa do componente com base na minimização da tensão equivalente de von Mises através da implementação no software Ansys 2022 R1 student. Aspectos como as limitações impostas a versão estudantil, a qualidade da malha de elementos finitos utilizada e os carregamentos suportados pelo componente são apresentados. Ao final, obteve-se como resultado um modelo com menos de 50% da massa original, beirando os 26 kg e com tensão na estrutura de semelhante intensidade ao modelo original, comprovando a viabilidade de redução de massa em um componente de uso obrigatório, servindo também como prova de que demais componentes similares são passíveis de estudos deste gênero, até então impensados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.unidadeUFSM Cachoeira do Sulpor


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