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dc.contributor.advisorMerck, Ana Maria Thielen
dc.creatorMaciel, Miriam de Oliveira
dc.date.accessioned2017-06-06T13:45:57Z
dc.date.available2017-06-06T13:45:57Z
dc.date.issued2011-03-25
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3000
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe present monograph has as main objective to promote activities interdisciplinares through the Ambient Education to the pupils with High participant Abilities/Superdotação of a Group of Interest of the PIT - Program of Incentive to the Talent of the UFSM through the Workshop “In Defense of the Bad Wolf…”. For in such a way, the used methodology it is Research-Action, since so that the workshop was developed, at first moment - in the year of 2009 - was carried through a research through which we can perceive the previous knowledge and interests of research, inside of the thematic one of the Ambient Education, of the pupils of the PIT. After this research, was developed the action of Ambient Education - in the year of 2010 - inside of the Group of Interest in Ambient Education of the PIT with the workshop “In Defense of the Bad Wolf…”. In such a way, the waited results had been presented since the creation of the workshop until the presentation of the same one, in the form of theater of puppets. Beyond the referring quarrels to the Wolf (while animal and personage) other pertinent ones had been developed by the pupils as: ambiently correct habits, inadequate feeding, preservation of the environment, pollution, among others. Therefore, for presenting great envolvement with the tasks, ability the top of the average and creativity, the pupils with High Abilities/Superdotação, specifically, the ones that present Ecological Naturalistic intelligence/in prominence, for demonstrating a potential raised in this area, can contribute in such a way with the promotion of the Ambient Education in pertaining to school environments how much in familiar environments and between the pairs.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAltas habilidades/superdotaçãopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectInteligênciapor
dc.title''Em defesa do lobo mau ..." : uma oficina de educação ambiental aos alunos com altas habilidades/superdotaçãopor
dc.title.alternative“In defense of the bad wolf…”: a workshop of ambient education to the pupils with high habilidades/superdotaçãoeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoA presente monografia tem como principal objetivo promover atividades interdisciplinares através da Educação Ambiental aos alunos com Altas Habilidades/Superdotação participantes de um Grupo de Interesse do PIT – Programa de Incentivo ao Talento da UFSM através da Oficina “Em Defesa do Lobo Mau...”. Para tanto, a metodologia utilizada é a Pesquisa-Ação, visto que para que se desenvolvesse a oficina, em primeiro momento – no ano de 2009 – foi realizada uma pesquisa através da qual podemos perceber os conhecimentos prévios e interesses de pesquisa, dentro da temática da Educação Ambiental, dos alunos do PIT. Após esta pesquisa, foi desenvolvida a ação de Educação Ambiental – no ano de 2010 – dentro do Grupo de Interesse em Educação Ambiental do PIT com a oficina “Em Defesa do Lobo Mau...”. Desta forma, os resultados esperados foram apresentados desde a criação da oficina até a apresentação da mesma, na forma de teatro de fantoches. Além das discussões referentes ao Lobo (enquanto animal e personagem) outras pertinentes foram desenvolvidas pelos alunos como: hábitos ambientalmente corretos, alimentação inadequada, preservação do meio ambiente, poluição, entre outros. Portanto, por apresentarem grande envolvimento com as tarefas, habilidade a cima da média e criatividade, os alunos com Altas Habilidades/Superdotação, especificamente, os que apresentam a inteligência Naturalista/Ecológica em destaque, por demonstrarem um potencial elevado nesta área, podem contribuir com a promoção da Educação Ambiental tanto nos ambientes escolares quanto nos ambientes familiares e entre os pares.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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