dc.contributor.advisor | Merck, Ana Maria Thielen | |
dc.creator | Maciel, Miriam de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2017-06-06T13:45:57Z | |
dc.date.available | 2017-06-06T13:45:57Z | |
dc.date.issued | 2011-03-25 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3000 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The present monograph has as main objective to promote activities interdisciplinares
through the Ambient Education to the pupils with High participant Abilities/Superdotação of
a Group of Interest of the PIT - Program of Incentive to the Talent of the UFSM through the
Workshop “In Defense of the Bad Wolf…”. For in such a way, the used methodology it is
Research-Action, since so that the workshop was developed, at first moment - in the year of
2009 - was carried through a research through which we can perceive the previous knowledge
and interests of research, inside of the thematic one of the Ambient Education, of the pupils of
the PIT. After this research, was developed the action of Ambient Education - in the year of
2010 - inside of the Group of Interest in Ambient Education of the PIT with the workshop “In
Defense of the Bad Wolf…”. In such a way, the waited results had been presented since the
creation of the workshop until the presentation of the same one, in the form of theater of
puppets. Beyond the referring quarrels to the Wolf (while animal and personage) other
pertinent ones had been developed by the pupils as: ambiently correct habits, inadequate
feeding, preservation of the environment, pollution, among others. Therefore, for presenting
great envolvement with the tasks, ability the top of the average and creativity, the pupils with
High Abilities/Superdotação, specifically, the ones that present Ecological Naturalistic
intelligence/in prominence, for demonstrating a potential raised in this area, can contribute in
such a way with the promotion of the Ambient Education in pertaining to school
environments how much in familiar environments and between the pairs. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Altas habilidades/superdotação | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Inteligência | por |
dc.title | ''Em defesa do lobo mau ..." : uma oficina de educação ambiental aos alunos com altas habilidades/superdotação | por |
dc.title.alternative | “In defense of the bad wolf…”: a workshop of ambient education to the pupils with high habilidades/superdotação | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | A presente monografia tem como principal objetivo promover atividades
interdisciplinares através da Educação Ambiental aos alunos com Altas
Habilidades/Superdotação participantes de um Grupo de Interesse do PIT – Programa de
Incentivo ao Talento da UFSM através da Oficina “Em Defesa do Lobo Mau...”. Para tanto, a
metodologia utilizada é a Pesquisa-Ação, visto que para que se desenvolvesse a oficina, em
primeiro momento – no ano de 2009 – foi realizada uma pesquisa através da qual podemos
perceber os conhecimentos prévios e interesses de pesquisa, dentro da temática da Educação
Ambiental, dos alunos do PIT. Após esta pesquisa, foi desenvolvida a ação de Educação
Ambiental – no ano de 2010 – dentro do Grupo de Interesse em Educação Ambiental do PIT
com a oficina “Em Defesa do Lobo Mau...”. Desta forma, os resultados esperados foram
apresentados desde a criação da oficina até a apresentação da mesma, na forma de teatro de
fantoches. Além das discussões referentes ao Lobo (enquanto animal e personagem) outras
pertinentes foram desenvolvidas pelos alunos como: hábitos ambientalmente corretos,
alimentação inadequada, preservação do meio ambiente, poluição, entre outros. Portanto, por
apresentarem grande envolvimento com as tarefas, habilidade a cima da média e criatividade,
os alunos com Altas Habilidades/Superdotação, especificamente, os que apresentam a
inteligência Naturalista/Ecológica em destaque, por demonstrarem um potencial elevado nesta
área, podem contribuir com a promoção da Educação Ambiental tanto nos ambientes
escolares quanto nos ambientes familiares e entre os pares. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |