Ação educativa: espaço de diálogo entre o público e o Museu Olivio Otto - Carazinho/RS
Resumo
Ao referir-se a museus é preciso ter a noção que este espaço, apesar de ser pedagógico e educativo, não se caracteriza como um espaço de ensino formal. De um modo não-formal, educa, propõe reflexões, constrói identidades, forma sentidos de pertencimento na comunidade e, no século XXI, é lugar de questionamento e de diálogo sobre as coisas do mundo global e local. Esse diálogo e essa interação se tornam possíveis e potencializadas através de uma ação pedagógica, produzida pelo museu, a qual deriva do plano de gestão da instituição, que, permeada pelas demais ações e práticas desenvolvidas pelo museu, estabelece relações entre o público e os objetos de suas exposições, sejam elas de longa duração, temporárias ou itinerantes. Sendo assim, o presente estudo apresenta, como temática, a questão da ação educativa enquanto espaço de diálogo entre o público e o museu. Tem como objetivo propor um documento em forma de projeto, no âmbito educativo, para nortear as ações do Museu Olívio Otto - Carazinho/RS, para o ano de 2011, no momento em que a instituição busca consolidar sua nova concepção junto à comunidade local, regional e instituições afins.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]