Método do Ó e o SM-LEGO: ferramentas para a educação musical com acessibilidade
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Data
2023-03-30Primeiro coorientador
Santos, Leila Maria Araújo
Primeiro membro da banca
Pacheco, Eduardo Guedes
Segundo membro da banca
Barboza, Mônica Corrêa de Borba
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A busca por novas práticas pedagógicas para reduzir dificuldades no processo de educação
musical, tem resultado no crescimento da utilização de novas tecnologias e metodologias
especializadas capazes de trazer vantagens ao processo de ensino. Neste contexto,
a presente pesquisa propõe o uso de um sistema de notação musical alternativo, denominado
Método Do Ó, para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem musical. Este
sistema de notação, permite a leitura e escrita de um padrão rítmico sem que haja a necessidade
do sujeito possuir conhecimentos prévios de teoria musical. Esta pesquisa possui
abordagem quantitativa apoiada pela abordagem qualitativa (GIL, 2008). Os resultados
obtidos na aplicação de um experimento para a validação do Método Do Ó, serviram como
base para o desenvolvimento de uma ferramenta computacional denominada SM-LEGO
(Simple Method-LEarnig GOals). O SM-LEGO executa a tradução de um padrão rítmico,
escrito em uma partitura tradicional, para a notação no Método Do Ó, possibilitando ao
usuário visualizar o resultado da tradução na interface do programa, salvar em uma nova
saída de arquivo, bem como realizar a impressão de objetos 3D, denominados MusicLEGO.
As peças MusicLEGO podem ser montadas em uma placa de fixação e sua leitura pode
ser realizada, inclusive, por meio do sistema tátil. Tal característica amplia a utilização
do Método Do Ó, possibilitando a utilização destas peças por pessoas com Deficiência
Visual. Por meio do experimento de avaliação,o Método Do Ó, o SM-LEGO e as peças
MusicLEGO foram consagrados como ferramentas educacionais. Concluímos que estas
ferramentas podem ser utilizadas no ensino musical de pessoas com e sem Deficiências,
bem como na Educação Musical de uma maneira lúdica. O presente trabalho foi realizado
com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES)
- Código de Financiamento 001.
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