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dc.creatorBisogno, Rafael Ecke
dc.date.accessioned2023-08-22T15:21:19Z
dc.date.available2023-08-22T15:21:19Z
dc.date.issued2023-03-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30030
dc.description.abstractThe search for new pedagogical practices to reduce the difficulty in the musical education process has resulted in the growth of the use of new technologies. Besides, these specialized methodologies are capable of bringing advantages to the teaching process. In this context, the present research proposes the use of an alternative musical notation system, called Do Ó Method, to assist in the process of teaching and learning music. This notation system allows the reading and writing of a rhythmic pattern without the need for students to have previous knowledge of music theory. This research has a quantitative approach supported by a qualitative approach. The experimental, obtained in the application of an experiment to validate the Do Ó Method, served as a basis for the development of a computational tool called SM-LEGO (Simple Method-LEarnig GOals). SM-LEGO performs the translation of a rhythmic pattern, written in a traditional score, to the Do Ó Method notation, allowing the user to visualize the translation result in the program interface, save it in a new file output, as well as perform the printing of 3D objects, called MusicLEGO. MusicLEGO pieces can be build on a board and their reading can even be performed using the tactile system. This feature expands the use of the Do Ó Method, enabling the use of these pieces by people who are blind or have low vision. Through the evaluation experiment, the Do Ó Method, SM-LEGO, and MusicLEGO pieces were established as educational tools. We conclude that these tools can be used in music teaching for people with and without Special Educational Needs (SEN), as well as in music education in a playful way. This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTecnologia assistivapor
dc.subjectNotação musicalpor
dc.subjectMétodo do Ópor
dc.subjectEnsino de músicapor
dc.subjectAssistive technologyeng
dc.subjectMusic notationeng
dc.subjectDo Ó methodeng
dc.subjectMusic teachingpor
dc.titleMétodo do Ó e o SM-LEGO: ferramentas para a educação musical com acessibilidadepor
dc.title.alternativeDo Ó method and the SM-LEGO: tools for music education with accessibilityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA busca por novas práticas pedagógicas para reduzir dificuldades no processo de educação musical, tem resultado no crescimento da utilização de novas tecnologias e metodologias especializadas capazes de trazer vantagens ao processo de ensino. Neste contexto, a presente pesquisa propõe o uso de um sistema de notação musical alternativo, denominado Método Do Ó, para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem musical. Este sistema de notação, permite a leitura e escrita de um padrão rítmico sem que haja a necessidade do sujeito possuir conhecimentos prévios de teoria musical. Esta pesquisa possui abordagem quantitativa apoiada pela abordagem qualitativa (GIL, 2008). Os resultados obtidos na aplicação de um experimento para a validação do Método Do Ó, serviram como base para o desenvolvimento de uma ferramenta computacional denominada SM-LEGO (Simple Method-LEarnig GOals). O SM-LEGO executa a tradução de um padrão rítmico, escrito em uma partitura tradicional, para a notação no Método Do Ó, possibilitando ao usuário visualizar o resultado da tradução na interface do programa, salvar em uma nova saída de arquivo, bem como realizar a impressão de objetos 3D, denominados MusicLEGO. As peças MusicLEGO podem ser montadas em uma placa de fixação e sua leitura pode ser realizada, inclusive, por meio do sistema tátil. Tal característica amplia a utilização do Método Do Ó, possibilitando a utilização destas peças por pessoas com Deficiência Visual. Por meio do experimento de avaliação,o Método Do Ó, o SM-LEGO e as peças MusicLEGO foram consagrados como ferramentas educacionais. Concluímos que estas ferramentas podem ser utilizadas no ensino musical de pessoas com e sem Deficiências, bem como na Educação Musical de uma maneira lúdica. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.por
dc.contributor.advisor1Turchetti, Rogério Correa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1286016553991455por
dc.contributor.advisor-co1Santos, Leila Maria Araújo
dc.contributor.referee1Pacheco, Eduardo Guedes
dc.contributor.referee2Barboza, Mônica Corrêa de Borba
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4319118052601519por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeColégio Técnico Industrial de Santa Mariapor


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