dc.creator | Bisogno, Rafael Ecke | |
dc.date.accessioned | 2023-08-22T15:21:19Z | |
dc.date.available | 2023-08-22T15:21:19Z | |
dc.date.issued | 2023-03-30 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30030 | |
dc.description.abstract | The search for new pedagogical practices to reduce the difficulty in the musical education
process has resulted in the growth of the use of new technologies. Besides, these specialized
methodologies are capable of bringing advantages to the teaching process. In this
context, the present research proposes the use of an alternative musical notation system,
called Do Ó Method, to assist in the process of teaching and learning music. This notation
system allows the reading and writing of a rhythmic pattern without the need for students
to have previous knowledge of music theory. This research has a quantitative approach
supported by a qualitative approach. The experimental, obtained in the application of an
experiment to validate the Do Ó Method, served as a basis for the development of a computational
tool called SM-LEGO (Simple Method-LEarnig GOals). SM-LEGO performs the
translation of a rhythmic pattern, written in a traditional score, to the Do Ó Method notation,
allowing the user to visualize the translation result in the program interface, save it in a new
file output, as well as perform the printing of 3D objects, called MusicLEGO. MusicLEGO
pieces can be build on a board and their reading can even be performed using the tactile
system. This feature expands the use of the Do Ó Method, enabling the use of these pieces
by people who are blind or have low vision. Through the evaluation experiment, the Do
Ó Method, SM-LEGO, and MusicLEGO pieces were established as educational tools. We
conclude that these tools can be used in music teaching for people with and without Special
Educational Needs (SEN), as well as in music education in a playful way. This study was
financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Tecnologia assistiva | por |
dc.subject | Notação musical | por |
dc.subject | Método do Ó | por |
dc.subject | Ensino de música | por |
dc.subject | Assistive technology | eng |
dc.subject | Music notation | eng |
dc.subject | Do Ó method | eng |
dc.subject | Music teaching | por |
dc.title | Método do Ó e o SM-LEGO: ferramentas para a educação musical com acessibilidade | por |
dc.title.alternative | Do Ó method and the SM-LEGO: tools for music education with accessibility | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A busca por novas práticas pedagógicas para reduzir dificuldades no processo de educação
musical, tem resultado no crescimento da utilização de novas tecnologias e metodologias
especializadas capazes de trazer vantagens ao processo de ensino. Neste contexto,
a presente pesquisa propõe o uso de um sistema de notação musical alternativo, denominado
Método Do Ó, para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem musical. Este
sistema de notação, permite a leitura e escrita de um padrão rítmico sem que haja a necessidade
do sujeito possuir conhecimentos prévios de teoria musical. Esta pesquisa possui
abordagem quantitativa apoiada pela abordagem qualitativa (GIL, 2008). Os resultados
obtidos na aplicação de um experimento para a validação do Método Do Ó, serviram como
base para o desenvolvimento de uma ferramenta computacional denominada SM-LEGO
(Simple Method-LEarnig GOals). O SM-LEGO executa a tradução de um padrão rítmico,
escrito em uma partitura tradicional, para a notação no Método Do Ó, possibilitando ao
usuário visualizar o resultado da tradução na interface do programa, salvar em uma nova
saída de arquivo, bem como realizar a impressão de objetos 3D, denominados MusicLEGO.
As peças MusicLEGO podem ser montadas em uma placa de fixação e sua leitura pode
ser realizada, inclusive, por meio do sistema tátil. Tal característica amplia a utilização
do Método Do Ó, possibilitando a utilização destas peças por pessoas com Deficiência
Visual. Por meio do experimento de avaliação,o Método Do Ó, o SM-LEGO e as peças
MusicLEGO foram consagrados como ferramentas educacionais. Concluímos que estas
ferramentas podem ser utilizadas no ensino musical de pessoas com e sem Deficiências,
bem como na Educação Musical de uma maneira lúdica. O presente trabalho foi realizado
com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES)
- Código de Financiamento 001. | por |
dc.contributor.advisor1 | Turchetti, Rogério Correa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1286016553991455 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Santos, Leila Maria Araújo | |
dc.contributor.referee1 | Pacheco, Eduardo Guedes | |
dc.contributor.referee2 | Barboza, Mônica Corrêa de Borba | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4319118052601519 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Colégio Técnico Industrial de Santa Maria | por |