Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorQuadros, Claudemir de
dc.creatorMaia, Adriana Turchiello
dc.date.accessioned2017-06-06T14:19:00Z
dc.date.available2017-06-06T14:19:00Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3004
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis work consists of research that addresses the issue of democratic school management. In this sense, it presents the policy guidelines for the construction of the Pedagogical Political Project (PPP) as provided by the Law of Directives and Bases of National Education (LDBEN n°. 9.394/96, Article 12) and discusses how their managers as they stimulate the participation of school community in the construction and implementation of the Pedagogical Political Project. In order to undertand and analyze the development of the PPP and is identified as the participation and involvement of every community, there was a poll in a public school early childhood education from the public in the city of “Santa Maria/RS”. To this end, it was used as a research methodology guidelines of the case study. The research techniques were applied to literature on the subject, participant observations and records of the information and interview with the school board. Was made after analysis of data collected. The results of this study describe the actions taken by the school to encourage participation of parents and the whole school and local community to build PPP. The main strategy used by the school researched happens through educational meetings with parents, staff and their managers, which are treated in the issues related to management of the institution. These are moments of collective discussion of the problems and possibilities for school improvement with community participation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectGestão escolar democráticapor
dc.subjectConstrução coletivapor
dc.titleA construção coletiva do projeto político pedagógico na gestão escolar democrática numa escola de educação infantil no município de Santa Maria/RSpor
dc.title.alternativeConstruction ‘s collective political pedagogical project in democratic school of education school children in the city education Santa Maria/RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho constitui-se de uma pesquisa que trata do tema da gestão escolar democrática. Nesse sentido, apresenta as diretrizes políticas para a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP), conforme previsto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN nº 9.394/96, artigo 12) e discute como seus gestores como eles estimulam a participação da comunidade escolar na construção e implementação do Projeto Político Pedagógico. Com o objetivo de entender e analisar a elaboração do PPP e identificar como ocorre a participação e envolvimento de toda comunidade, realizou-se uma pesquisa em uma escola municipal de educação infantil da rede pública, na cidade de Santa Maria/RS. Para tal, utilizou-se como metodologia de pesquisa as orientações do estudo de caso. As técnicas de pesquisa aplicadas foram o levantamento bibliográfico sobre a temática, observação participante com os registros das informações e entrevista com a direção da escola. Após foi realizado análise dos dados coletados. Os resultados desse estudo descrevem as ações desenvolvidas pela escola para estimular a participação dos pais e de toda comunidade escolar e local na construção do PPP. A principal estratégia utilizada pela escola pesquisada acontece por meio de reuniões pedagógicas com os pais, funcionários e seus gestores, nas quais são tratados dos assuntos referentes à gestão da instituição. Essas são momentos de discussão coletiva dos problemas e possibilidades de melhoria da escola com a participação da comunidade.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples