Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGamarra, Daniel Fernando Tello
dc.creatorVieira, Alisson Mazzorani
dc.date.accessioned2023-08-23T16:13:47Z
dc.date.available2023-08-23T16:13:47Z
dc.date.issued2023-02-23
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationVIEIRA, A. M. Protótipo de um recurso didático eletrônico para auxílio na alfabetização em braile. 2023. 81 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30059
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Controle e Automação, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe regular literacy process with children with full visual abilities is very interactive, visual, and even fun since playfulness is a constant and present part of early childhood education. However, considering visually impaired people, whether blind or with low vision profile, this educational process, which otherwise may have virtually infinite didactic and pedagogical resources, lacks them due to their absence or limitation imposed by costs. Thus, this work proposes the construction of a didactic device accompanied by low-cost embedded electronics to assist in learning to read the braile code system. The device is composed by two rows of moving parts which can be relocated in a third row below to form any words of up to four letters. That word, in turn, will be interpreted through the electronic circuit of the device and sent via Wi-Fi to a database in common with an application developed for Android that will “read” the formed word to the student. In this way, it is possible to use this device as an aid in teaching what is the most popular reading and writing code system in the world for blind and low vision people in a didactic, modern and, mainly, autonomous way.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRecurso didático eletrônicopor
dc.subjectrecurso didático de baixo custopor
dc.subjectestudantes com deficiência visualpor
dc.subjectensino de brailepor
dc.subjectsistema brailepor
dc.subjectElectronic teaching resourceeng
dc.subjectlow-cost teaching resourceeng
dc.subjectvisually impaired studentseng
dc.subjectbraile teachingeng
dc.subjectbraile systemeng
dc.titleProtótipo de um recurso didático eletrônico para auxílio na alfabetização em brailepor
dc.title.alternativeElectronic didactic resource prototype for braile literacy assisteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEngenharia de Controle e Automaçãopor
dc.description.resumoO processo de alfabetização regular com crianças dotadas de plenas capacidades visuais é muito interativo, visual e até mesmo divertido, uma vez que o lúdico é parte presente e constante no ensino fundamental. Contudo, considerando pessoas com deficiência visual, sejam estas cegas ou com baixa visão, esse processo educacional que pode dispor, virtualmente, de infinitos recursos didático-pedagógicos, peca pela ausência deles por inexistência ou limitação imposta por custos. Nesse sentido, propõe-se nesse trabalho a construção de um recurso didático acompanhado de uma eletrônica embarcada de baixo custo para auxiliar na aprendizagem da leitura do sistema braile. O recurso em questão é formado por duas fileiras de peças móveis as quais podem ser realocadas em uma terceira fileira abaixo para formar palavras quaisquer de até quatro letras. Essa palavra, por sua vez, será interpretada através do circuito eletrônico do recurso e enviada via Wi-Fi para um banco de dados em comum com um aplicativo desenvolvido para Android que “lerá” a palavra formada para o(a) estudante(a). Dessa forma, é possível utilizar esse recurso como auxílio no ensino desse que é o sistema de leitura e escrita mais popular no mundo para pessoas cegas e de baixa visão de forma didática, moderna e, principalmente, autônoma.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Embargado
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Embargado