dc.contributor.advisor | Gamarra, Daniel Fernando Tello | |
dc.creator | Vieira, Alisson Mazzorani | |
dc.date.accessioned | 2023-08-23T16:13:47Z | |
dc.date.available | 2023-08-23T16:13:47Z | |
dc.date.issued | 2023-02-23 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.citation | VIEIRA, A. M. Protótipo de um recurso didático eletrônico para auxílio na alfabetização em braile. 2023. 81 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30059 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Controle e Automação, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | The regular literacy process with children with full visual abilities is very interactive, visual, and even fun since playfulness is a constant and present part of early childhood education. However, considering visually impaired people, whether blind or with low vision profile, this educational process, which otherwise may have virtually infinite didactic and pedagogical resources, lacks them due to their absence or limitation imposed by costs. Thus, this work proposes the construction of a didactic device accompanied by low-cost embedded electronics to assist in learning to read the braile code system. The device is composed by two rows of moving parts which can be relocated in a third row below to form any words of up to four letters. That word, in turn, will be interpreted through the electronic circuit of the device and sent via Wi-Fi to a database in common with an application developed for Android that will “read” the formed word to the student. In this way, it is possible to use this device as an aid in teaching what is the most popular reading and writing code system in the world for blind and low vision people in a didactic, modern and, mainly, autonomous way. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Recurso didático eletrônico | por |
dc.subject | recurso didático de baixo custo | por |
dc.subject | estudantes com deficiência visual | por |
dc.subject | ensino de braile | por |
dc.subject | sistema braile | por |
dc.subject | Electronic teaching resource | eng |
dc.subject | low-cost teaching resource | eng |
dc.subject | visually impaired students | eng |
dc.subject | braile teaching | eng |
dc.subject | braile system | eng |
dc.title | Protótipo de um recurso didático eletrônico para auxílio na alfabetização em braile | por |
dc.title.alternative | Electronic didactic resource prototype for braile literacy assist | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Engenharia de Controle e Automação | por |
dc.description.resumo | O processo de alfabetização regular com crianças dotadas de plenas capacidades visuais é muito interativo, visual e até mesmo divertido, uma vez que o lúdico é parte presente e constante no ensino fundamental. Contudo, considerando pessoas com deficiência visual, sejam estas cegas ou com baixa visão, esse processo educacional que pode dispor, virtualmente, de infinitos recursos didático-pedagógicos, peca pela ausência deles por inexistência ou limitação imposta por custos. Nesse sentido, propõe-se nesse trabalho a construção de um recurso didático acompanhado de uma eletrônica embarcada de baixo custo para auxiliar na aprendizagem da leitura do sistema braile. O recurso em questão é formado por duas fileiras de peças móveis as quais podem ser realocadas em uma terceira fileira abaixo para formar palavras quaisquer de até quatro letras. Essa palavra, por sua vez, será interpretada através do circuito eletrônico do recurso e enviada via Wi-Fi para um banco de dados em comum com um aplicativo desenvolvido para Android que “lerá” a palavra formada para o(a) estudante(a). Dessa forma, é possível utilizar esse recurso como auxílio no ensino desse que é o sistema de leitura e escrita mais popular no mundo para pessoas cegas e de baixa visão de forma didática, moderna e, principalmente, autônoma. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |