O estudante gaúcho, a ciência e a tecnologia: uma análise dos interesses estudantis por meio do instrumento ROSES - RS
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Data
2023-07-07Primeiro membro da banca
Gouw, Ana Maria Santos
Segundo membro da banca
Blume, Roni
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Mostrar registro completoResumo
Se por um lado a Ciência e a Tecnologia estão cada vez mais presentes na sociedade
contemporânea, por outro, a desmotivação dos estudantes pelo ensino de Ciências da
Natureza e por seguirem carreiras científicas têm sido objetos de estudos de diversas
pesquisas acadêmicas. A investigação de como os jovens se relacionam com o conhecimento
científico e tecnológico é imprescindível para o campo educacional, em especial, no
momento em que o Ensino Médio passa por reformulações estruturais e ocorrem muitas
incertezas em relação aos rumos do Novo Ensino Médio e seus Itinerários Formativos.
Nesse sentido, essa pesquisa baseia-se no instrumento ROSE-The Relevance of Science
Education, destinado a jovens com idade de 15 anos, já validado e implementado em mais
de 40 países. Tal questionário foi elaborado para investigar interesses, opiniões e atitudes de
estudantes frente à Ciência e Tecnologia. Este estudo discorre sobre a versão gaúcha do
instrumento, intitulado ROSES-RS 2022, no qual, em uma amostra representativa estadual,
objetivou-se conhecer os temas de Ciência e Tecnologia que interessam aos estudantes do
Ensino Médio do Rio Grande do Sul, associando-os com as Unidades Temáticas da Área de
Conhecimento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias da Base Nacional Comum
Curricular (BNCC). A pesquisa, de natureza quanti-qualitativa, analisou dados provenientes
de 54 escolas estaduais das nove Regiões Funcionais de Planejamento do Estado (RFs),
abrangendo 1892 estudantes. A investigação revelou que os itens com maiores médias entre
os jovens gaúchos são: “Como prestar os primeiros socorros” e “Possibilidade de vida fora
da Terra", ao passo que “Detergentes e os sabões e como funcionam” foi o item com menor
média de interesse. Destaca-se que o item que alcançou maior média entre os estudantes,
não está presente nas Unidades Temáticas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Além
disso, a Unidade Temática Vida e Evolução se sobressai quando verificamos os interesses
estudantis de acordo com as Unidades Temáticas da área. Em 55,6% das RFs prevaleceram
os itens “Como prestar os primeiros socorros” e “Possibilidade de vida fora da Terra" como
primeiras preferências estudantis, ao passo que em 77,8% das RFs, os “Detergentes e os
sabões e como funcionam” e “Os fungos ao nosso redor” foram os itens menos interessantes
aos jovens. O itinerário de Formação Técnica e Profissional foi o que se sobressaiu, com
mais de 48% das indicações, seguido de Ciências da Natureza e suas Tecnologias com quase
30% das escolhas estudantis. Visto que temos diante de nós um cenário de desafios
importantes, os interesses científicos e tecnológicos dos jovens gaúchos revelados nesta
pesquisa, apresentam elementos capazes de auxiliar a suprir as demandas que advém da
educação e das políticas públicas voltadas para o Ensino Médio, principalmente as ligadas à
Área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias e propõe ponderações relevantes sobre
ações que conversem com professores, currículo e com políticas educacionais regionais.
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