A percepção de conhecimento, benefícios e desafios dos profissionais de departamento pessoal na cidade de Santa Maria – RS decorrentes da implantação do eSocial
Resumen
O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas
(eSocial) é um módulo do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) desenvolvido em
conjunto por diversos órgãos do Governo Federal, como Caixa Econômica Federal, Ministério
do Trabalho, Receita Federal, Secretaria da Previdência Social e Instituto Nacional do Seguro
Social. Tem como objetivo simplificar e unificar a entrega de obrigações fiscais, previdenciárias
e trabalhistas. Diante desse contexto, a presente pesquisa tem o objetivo de realizar um
levantamento sobre a percepção de conhecimento, benefícios e desafios dos profissionais de
departamento pessoal na cidade de Santa Maria - RS, decorrentes da implantação do eSocial.
Para tal, foi realizada uma coleta de dados com vinte e cinco respondentes, por meio de
questionário eletrônico, contendo quatro blocos de perguntas. Os resultados apontaram um
perfil de profissionais qualificados para atender os processos e demandas do eSocial. Também
evidenciou-se a melhoria da qualidade de informação e que a mudança na rotina foi o maior
obstáculo enfrentado pelos profissionais no processo de implantação do eSocial.
Colecciones
- TCC Ciências Contábeis [645]
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