dc.contributor.advisor | Marquezan, Lorena Ines Peterini | |
dc.creator | Morais, Ana Lilia de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2017-06-06T15:06:56Z | |
dc.date.available | 2017-06-06T15:06:56Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3007 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The following work deals with the importance of studying Children and Adolescents’
statute through a democratic outlook. This paper discourses on the meaning of the
concept of public management taken on by popular and democratic government
responsible for forming and implementing education policies and its relation with the
effectiveness of democratic management in the school. This analysis of influence of
knowledge of the Status of Children and an Adolescent - ECA on teaching quality
aims to improve the role of school as citizenship builder. School must be a privileged
place for building of social relations and spreading of knowledge also enabling the
possibility of integrating this knowledge in the contemporary world. We understand
that facing a school management model founded on the democratization of relations
between school and society, implementing the decisions taken collectively is
necessary which involves having the school well structured, coordinated and
administered. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) | por |
dc.subject | Política pública educacional | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Qualidade de ensino | por |
dc.subject | Projeto pedagógico | por |
dc.title | O estatuto da criança e do adolescente numa perspectiva democrática | por |
dc.title.alternative | The status of children and an adolescent perspective democratic | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho acadêmico versa sobre a importância do estudo do Estatuto da
Criança e do Adolescente numa perspectiva democrática. Discorre sobre o
significado e relação entre a concepção de gestão pública popular e democrática
assumida pelas administrações públicas responsáveis por formar e implantar
políticas de educação, e a efetivação de gestão democrática no interior da escola.
Esta análise da influência do conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente
- ECA na qualidade de ensino visa compreender a escola como construtora da
cidadania; a escola deve ser um lugar privilegiado para a construção do
conhecimento e eixo base das relações humanas e sociais viabilizando não só a
produção de conhecimentos como também as atitudes necessárias á inserção no
mundo atual que seria necessário conhecer os direitos e deveres das crianças e
adolescentes. Entendemos que diante de um modelo de gestão escolar, pautado na
democratização das relações entre escola e sociedade, as decisões tomadas
coletivamente são necessárias pô-las em prática, o que implica ter a escola bem
estruturada, coordenada e administrada. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |