dc.contributor.advisor | Silveira, Djalma Dias da | |
dc.creator | Lopes, Carina Deolinda da Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-08-25T13:01:05Z | |
dc.date.available | 2023-08-25T13:01:05Z | |
dc.date.issued | 2023-03-24 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30081 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | The main role of Environmental Education is to help people adopt a new look at their
common place, their habitat. Environmental Education enables discussion and
reflection, as well as learning about strategies and seeking to change this predatory
look, especially with regard to the imbalance in urban regions due to social inequalities
and lack of adequate structuring, aiming at an effective change. The objective of this
work is to understand how Environmental Education can favor the reduction of social
inequalities in the urban environment. These work has the hypothetical-deductive
method of approach, with a bibliographic research technique. It is concluded that
education for environmental teaching is fundamental as an axis of possibilities for the
necessary changes for environmental care and preservation, also helping to develop
practices that reduce social inequalities, after all, where there are problems in this
sphere, there are also environmental impacts. in different spaces, such as the urban, object of this brief analysis. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Desigualdades sociais | por |
dc.subject | Meio ambiente | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Social differences | eng |
dc.subject | Environment | eng |
dc.title | Desigualdades sociais no âmbito urbano: a importância do papel da educação ambiental | por |
dc.title.alternative | Social inequalities in the urban scope the importance of the role of environmental education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | 25 p. | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | O papel principal da Educação Ambiental é contribuir para que as pessoas adotem
um novo olhar em relação ao seu lugar comum, seu habitat. A Educação Ambiental
possibilita a discussão e reflexão, bem como aprendizado sobre estratégias e busca
pela mudança deste olhar predatório, principalmente no que tange o desiquilíbrio nas
regiões urbanas devido as desigualdades sociais e falta de estruturação adequadas,
visando uma mudança efetiva. O objetivo deste trabalho é perceber de que forma a
Educação Ambiental pode favorecer a diminuição das desigualdades sociais no
ambiente urbano. Este trabalho tem como método de abordagem o hipotéticodedutivo,
com técnica de pesquisa bibliográfica. Como resultado primordial deste
trabalho está a apresentação de uma reflexão necessária a respeito do enfoque da
percepção da educação ambiental e dos ODS no âmbito da educação básica.
Conclui-se que a educação para uma ensinar ambiental é fundamental como um eixo
de possibilidades às mudanças necessárias para o cuidado e preservação
ambientais, também auxiliando no desenvolvimento de práticas que diminuam as
desigualdades sociais, afinal onde existem problemas desta esfera, também existem
impactos ambientais em diferentes espaços, como o urbano, objeto desta breve
análise. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |