dc.contributor.advisor | Contreras, Patricio Orozco | |
dc.creator | Ronsini, Martim Mayora | |
dc.date.accessioned | 2023-08-25T13:11:58Z | |
dc.date.available | 2023-08-25T13:11:58Z | |
dc.date.issued | 2022-02-11 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30082 | |
dc.description.abstract | This undergraduate thesis aims to create, in a home studio environment, an
unpublished song of my own composition that reproduces sound of recordings
originally made in analog studios, focusing on productions from the 60’s and 70’s. This
led to an investigation of the processes involved in a recording that uses analog
equipment, how they affect sounds and how some of this information can be applied
to a digital environment. For the latter, analyzing the approach of contemporary artists
and audio engineers was also an important procedure. The work is written in the form
of an experience report, a method that consists of a reflective description, based on
information obtained during an investigation process in which the author plays an
active role at each stage. It was found that, despite having limited functionality and
control, compared to other digitals tools, plugins based on analog equipment are a
practical way to achieve sound similar to those printed by real equipment. In addition,
it brings back a playful practice that, in my view, makes musical production fun and
intuitive, encouraging the use of the ears, instead of the eyes. Therefore, it is possible
to take advantage of the precise control that the tools of the digital world allow us; and,
at the same time, recapture sounds present in our favorite songs that, until today,
please our ears | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gravação; Sonoridade; Equipamentos analógicos; Estúdio caseiro | por |
dc.title | Recriação de Sonoridades de Estúdios Analógicos em Gravações Modernas Feitas em Home Studio | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. Campus Sede | por |
dc.degree.graduation | Música e Tecnologia - Bacharelado | por |
dc.description.resumo | O objetivo desta monografia é produzir, em um ambiente de home studio, uma música
inédita, de composição própria, que reproduza sonoridades de gravações
originalmente realizadas em estúdios analógicos, com o foco em produções dos anos
60 e 70. Isso significou investigar os processos envolvidos em uma gravação que
utiliza equipamentos analógicos, entender quais são as marcas que estes deixam nos
sons e por que algumas dessas informações podem ser úteis, mesmo se aplicadas
em um ambiente digital. Para este último, analisar a abordagem de artistas e
engenheiros de áudio contemporâneos também foi um procedimento importante. O
trabalho é escrito em forma de relato de experiência, método que consiste em uma
descrição reflexiva, baseada em informações obtidas durante um processo de
investigação em que o autor tem papel ativo em cada estágio. Descobriu-se que,
apesar de possuírem funcionalidades e controles limitados, quando comparados a
outras ferramentas digitais, os plugins baseados em equipamentos analógicos são
uma forma prática de se alcançar sonoridades similares às que são imprimidas pelos
equipamentos reais. Além disso, existe também o resgate de uma prática lúdica que
torna, a meu ver, a produção musical mais divertida e intuitiva, que incentiva o uso
dos ouvidos, ao invés dos olhos. É possível, portanto, aproveitar o controle preciso
que as ferramentas do mundo digital nos permitem; e, ao mesmo tempo, resgatar os
sons presentes nas nossas músicas preferidas que, até hoje, agradam os nossos
ouvidos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |