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dc.contributor.advisorContreras, Patricio Orozco
dc.creatorRonsini, Martim Mayora
dc.date.accessioned2023-08-25T13:11:58Z
dc.date.available2023-08-25T13:11:58Z
dc.date.issued2022-02-11
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30082
dc.description.abstractThis undergraduate thesis aims to create, in a home studio environment, an unpublished song of my own composition that reproduces sound of recordings originally made in analog studios, focusing on productions from the 60’s and 70’s. This led to an investigation of the processes involved in a recording that uses analog equipment, how they affect sounds and how some of this information can be applied to a digital environment. For the latter, analyzing the approach of contemporary artists and audio engineers was also an important procedure. The work is written in the form of an experience report, a method that consists of a reflective description, based on information obtained during an investigation process in which the author plays an active role at each stage. It was found that, despite having limited functionality and control, compared to other digitals tools, plugins based on analog equipment are a practical way to achieve sound similar to those printed by real equipment. In addition, it brings back a playful practice that, in my view, makes musical production fun and intuitive, encouraging the use of the ears, instead of the eyes. Therefore, it is possible to take advantage of the precise control that the tools of the digital world allow us; and, at the same time, recapture sounds present in our favorite songs that, until today, please our earseng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGravação; Sonoridade; Equipamentos analógicos; Estúdio caseiropor
dc.titleRecriação de Sonoridades de Estúdios Analógicos em Gravações Modernas Feitas em Home Studiopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil. Campus Sedepor
dc.degree.graduationMúsica e Tecnologia - Bachareladopor
dc.description.resumoO objetivo desta monografia é produzir, em um ambiente de home studio, uma música inédita, de composição própria, que reproduza sonoridades de gravações originalmente realizadas em estúdios analógicos, com o foco em produções dos anos 60 e 70. Isso significou investigar os processos envolvidos em uma gravação que utiliza equipamentos analógicos, entender quais são as marcas que estes deixam nos sons e por que algumas dessas informações podem ser úteis, mesmo se aplicadas em um ambiente digital. Para este último, analisar a abordagem de artistas e engenheiros de áudio contemporâneos também foi um procedimento importante. O trabalho é escrito em forma de relato de experiência, método que consiste em uma descrição reflexiva, baseada em informações obtidas durante um processo de investigação em que o autor tem papel ativo em cada estágio. Descobriu-se que, apesar de possuírem funcionalidades e controles limitados, quando comparados a outras ferramentas digitais, os plugins baseados em equipamentos analógicos são uma forma prática de se alcançar sonoridades similares às que são imprimidas pelos equipamentos reais. Além disso, existe também o resgate de uma prática lúdica que torna, a meu ver, a produção musical mais divertida e intuitiva, que incentiva o uso dos ouvidos, ao invés dos olhos. É possível, portanto, aproveitar o controle preciso que as ferramentas do mundo digital nos permitem; e, ao mesmo tempo, resgatar os sons presentes nas nossas músicas preferidas que, até hoje, agradam os nossos ouvidos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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