Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Liliana Soares
dc.creatorMichel, Marcelo Dorneles
dc.date.accessioned2017-06-06T15:14:01Z
dc.date.available2017-06-06T15:14:01Z
dc.date.issued2011-06-22
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3008
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis study analyzes the concepts of management policies in education from the political discourse of the magazine "Nova Escola" of "Editora Abril". The work reflects on management education, placing it between theory and practice. Presents the links between educational management and school management. It rescued reflections about the history of administration policies and management education, recalling trends and schools, with their concepts and practices have influenced the definitions of the education process at the level of Brazil. It also establishes to "discourse analysis" since this is the methodology that will guide the production of research. After that, it presents a brief history of the magazine "Nova Escola" and then, based on the methodology of discourse, trying to ascertain the intentions that the table presents the conceptions about management education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão da educaçãopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectAdministração escolarpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectRevista Nova Escolapor
dc.subjectEditora Abrilpor
dc.titleA gestão educacional no discurso da revista Nova Escola da Editora Abrilpor
dc.title.alternativeThe discourse of education management in the magazine New School publishing House Abrileng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO presente trabalho analisa as concepções de políticas de gestão da educação a partir do discurso produzido pela revista “Nova Escola” da “Editora Abril”. O trabalho reflete sobre gestão da educação, situando-a entre teoria e prática. São apresentados os vínculos entre gestão da educação e gestão escolar. São resgatadas reflexões acerca da história das políticas de administração e gestão da educação, rememorando tendências e escolas que, com suas concepções e práticas, influenciaram nas definições do processo de educação em âmbito de Brasil. Também se conceitua a “Análise do Discurso” por ser esta a metodologia que guiará a produção da pesquisa. Após, se faz um breve relato da história da revista “Nova Escola” e, então, tendo por base a Análise do discurso, com base em Pêcheux (1997), tenta-se verificar as intencionalidades que a mesa apresenta acerca das concepções de Gestão da educação.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples