Unidades de ensino potencialmente significativas envolvendo matrizes, determinantes e sistemas lineares
Fecha
2023-06-28Primeiro membro da banca
Soares, Maria Arlita da Silveira
Segundo membro da banca
Rachelli, Janice
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta pesquisa tem por objetivo criar, implementar e investigar Unidades de Ensino
Potencialmente Significativa envolvendo Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares para o
Ensino Médio a fim de identificar e analisar indícios de Aprendizagem Significativa ao longo
do processo de ensino e aprendizagem. As Unidades de Ensino Potencialmente Significativa
criadas foram implementadas em 3 turmas do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública
do município de Caçapava do Sul – RS, no ano de 2022, em que a pesquisadora atuou com
docente, o que influenciou no interesse por compreender melhor o processo de ensino e
aprendizagem de Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares a partir da aplicação de
Unidades de Ensino Potencialmente Significativa. Para a construção das Unidades de Ensino
Potencialmente Significativa foi feita a revisão bibliográfica no portal da Capes no catálogo de
teses e dissertações no período de 2012 a 2021, sendo localizadas 172 dissertações e teses. A
partir da leitura dos títulos e resumos, o corpo de análise ficou constituído por dez pesquisas
sendo sete dissertações e três teses. É uma pesquisa qualitativa por entender que esta possibilita
ampliar o conhecimento teórico do tema investigado, bem como abre caminhos para a
realização de estudos futuros e pode ser também caracterizada como uma pesquisa de campo.
Para análise dos dados optou-se pela organização em etapas: Etapa 1 – Compreende a
identificação dos conhecimentos prévios dos estudantes, Etapa 2 – Compreende o conjunto de
atividades, e Etapa 3 – Compreende na avaliação das UEPS pelos alunos e professora. Com
base nos indícios apontados ao longo a pesquisa, foi notável que a implementação das UEPS
contribuiu para Aprendizagem Significativa dos estudantes envolvidos, ficou explícito ao longo
da aplicação que os mesmos tiveram uma boa compreensão e evolução no que foi proposto.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: