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dc.contributor.advisorRosa, Robson Machado da
dc.creatorJost, Carolin
dc.date.accessioned2023-08-29T12:24:30Z
dc.date.available2023-08-29T12:24:30Z
dc.date.issued2023-07-06
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30105
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2023.por
dc.description.abstractFinancial education is a relevant subject for Brazilian society, especially because Brazil ranks among the worst countries globally in terms of financial literacy. Therefore, it is important to examine how this topic has been incorporated into schools in order to understand how to effectively address financial education in the school environment, aiming for a more conscious society in terms of financial resource management and ultimately achieving competency in achieving goals. In light of this, the main objective of this dissertation is to identify how financial education is being implemented in municipal public elementary schools in Santa Maria, Rio Grande do Sul. To fulfill this purpose, the following methodological procedures were employed: regarding the objectives, it is a descriptive research; concerning the problem approach, it is a quantitative study; in terms of typology, a survey was conducted; as for the method used to approach the problem, an inductive method was employed; and finally, in the data review, statistical methods were employed. To do so, a questionnaire was administered to the participating school principals. Among the respondents, only 33% reported that financial education is integrated into the curriculum in an interdisciplinary manner. The majority of schools that do not currently include financial education in their curricula expressed an interest in incorporating it. Although there is available material for financial education, many teachers struggle to integrate it into their subjects due to a lack of direct affinity with the topic. Thus, the results obtained from this study can serve as a source of knowledge for the municipal government to develop ways to incentivize schools to incorporate financial education into their curricula, as the majority of schools currently do not do so, despite their interest in the subject.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação financeirapor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectDiretorespor
dc.subjectFinancial educationeng
dc.subjectElementary educationeng
dc.subjectPrincipalseng
dc.titleInserção da educação financeira em escolas públicas municipais de ensino fundamental de Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeInsert of financial education in municipal public elementary education schools in Santa Maria – RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoA educação financeira é um assunto relevante para a sociedade brasileira, sobretudo porque o Brasil está entre os piores países no ranking global quando esse é o tema. Por esse motivo, torna-se relevante verificar de que maneira o tema tem sido inserido nas escolas, pois assim será possível compreender como tratar a educação financeira de modo eficiente no ambiente escolar visando uma sociedade mais consciente quanto à utilização dos recursos financeiros, tendo como consequência a competência na realização de objetivos. Diante disso, a presente monografia tem como principal objetivo identificar como está sendo a inserção da educação financeira nas escolas públicas municipais de ensino fundamental de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Para cumprir com esse intuito, foi necessário utilizar os seguintes procedimentos metodológicos: quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva; quanto à abordagem do problema, o trabalho diz respeito a uma pesquisa quantitativa; em relação à tipologia, utiliza- se o preceito de levantamento ou survey; já no que tange o método de abordagem do problema, foi utilizado o método indutivo; e, por fim, na realização da revisão dos dados, empregou-se o método estatístico. Para tanto, foi aplicado um questionário direcionado aos diretores das escolas participantes. Dentre os que responderam ao questionário, somente em 33% a educação financeira está inserida no currículo de forma interdisciplinar. Das escolas que ainda não trabalham a educação financeira em seus currículos, a maioria tem interesse em incluí-la. Embora exista material disponível para a educação financeira, muitos professores têm dificuldade de introduzi-las nas disciplinas, já que não têm uma afinidade direta com o tema. Dessa forma, os resultados obtidos com este trabalho podem ser uma fonte de conhecimento para o poder público municipal criar formas de incentivar as escolas a introduzir a educação financeira em seus currículos, uma vez que a maioria não o faz, embora tenha interesse nesse assunto.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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