dc.contributor.advisor | Rosa, Robson Machado da | |
dc.creator | Jost, Carolin | |
dc.date.accessioned | 2023-08-29T12:24:30Z | |
dc.date.available | 2023-08-29T12:24:30Z | |
dc.date.issued | 2023-07-06 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30105 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | Financial education is a relevant subject for Brazilian society, especially because Brazil ranks
among the worst countries globally in terms of financial literacy. Therefore, it is important to
examine how this topic has been incorporated into schools in order to understand how to
effectively address financial education in the school environment, aiming for a more conscious
society in terms of financial resource management and ultimately achieving competency in
achieving goals. In light of this, the main objective of this dissertation is to identify how
financial education is being implemented in municipal public elementary schools in Santa
Maria, Rio Grande do Sul. To fulfill this purpose, the following methodological procedures
were employed: regarding the objectives, it is a descriptive research; concerning the problem
approach, it is a quantitative study; in terms of typology, a survey was conducted; as for the
method used to approach the problem, an inductive method was employed; and finally, in the
data review, statistical methods were employed. To do so, a questionnaire was administered to
the participating school principals. Among the respondents, only 33% reported that financial
education is integrated into the curriculum in an interdisciplinary manner. The majority of
schools that do not currently include financial education in their curricula expressed an interest
in incorporating it. Although there is available material for financial education, many teachers
struggle to integrate it into their subjects due to a lack of direct affinity with the topic. Thus, the
results obtained from this study can serve as a source of knowledge for the municipal
government to develop ways to incentivize schools to incorporate financial education into their
curricula, as the majority of schools currently do not do so, despite their interest in the subject. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação financeira | por |
dc.subject | Ensino Fundamental | por |
dc.subject | Diretores | por |
dc.subject | Financial education | eng |
dc.subject | Elementary education | eng |
dc.subject | Principals | eng |
dc.title | Inserção da educação financeira em escolas públicas municipais de ensino fundamental de Santa Maria - RS | por |
dc.title.alternative | Insert of financial education in municipal public elementary education schools in Santa Maria – RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Ciências Contábeis | por |
dc.description.resumo | A educação financeira é um assunto relevante para a sociedade brasileira, sobretudo porque o
Brasil está entre os piores países no ranking global quando esse é o tema. Por esse motivo,
torna-se relevante verificar de que maneira o tema tem sido inserido nas escolas, pois assim
será possível compreender como tratar a educação financeira de modo eficiente no ambiente
escolar visando uma sociedade mais consciente quanto à utilização dos recursos financeiros,
tendo como consequência a competência na realização de objetivos. Diante disso, a presente
monografia tem como principal objetivo identificar como está sendo a inserção da educação
financeira nas escolas públicas municipais de ensino fundamental de Santa Maria, no Rio
Grande do Sul. Para cumprir com esse intuito, foi necessário utilizar os seguintes procedimentos
metodológicos: quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva; quanto à abordagem
do problema, o trabalho diz respeito a uma pesquisa quantitativa; em relação à tipologia, utiliza-
se o preceito de levantamento ou survey; já no que tange o método de abordagem do problema,
foi utilizado o método indutivo; e, por fim, na realização da revisão dos dados, empregou-se o
método estatístico. Para tanto, foi aplicado um questionário direcionado aos diretores das
escolas participantes. Dentre os que responderam ao questionário, somente em 33% a educação
financeira está inserida no currículo de forma interdisciplinar. Das escolas que ainda não
trabalham a educação financeira em seus currículos, a maioria tem interesse em incluí-la.
Embora exista material disponível para a educação financeira, muitos professores têm
dificuldade de introduzi-las nas disciplinas, já que não têm uma afinidade direta com o tema.
Dessa forma, os resultados obtidos com este trabalho podem ser uma fonte de conhecimento
para o poder público municipal criar formas de incentivar as escolas a introduzir a educação
financeira em seus currículos, uma vez que a maioria não o faz, embora tenha interesse nesse
assunto. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |