O desenho animado infantil como possibilidade curricular: fronteiras de gênero na escola
Resumo
O presente trabalho tem seus delineamentos traçados a partir do local de fala da
autora, pedagoga, mulher, estudante de gênero. Dito isso, os pressupostos que se seguem dizem
a respeito às fronteiras de gênero na Educação, e traz o currículo enquanto ferramenta que torna
possível trazer esta discussão para dentro dos muros da escola. O desenho animado infantil
aparece enquanto uma possibilidade metodológica, de inserir no currículo as discussões
daqueles que por muito tempo estiveram ocultos do mesmo, daqueles que fogem à
heteronormatividade presente no ambiente escolar. Para falar de Gênero e Educação dialogo
com Guacira Lopes Louro (2018), Dagmar Meyer (2003), Fernando Seffner (2016) e Gustavo
de Oliveira Duarte (2021), para a discussão de currículo apoio-me em Alfredo Veiga Neto
(2017) e Thomaz Thadeu da Silva (1999). Por fim, a concepção do desenho animado infantil,
ou do cinema como um todo aparece enquanto uma possibilidade de inserir as discussões de
gênero na escola, a partir do currículo.
Coleções
- Estudos de Gênero [46]
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