Cartografando o espectro do autismo: notas de observação de monitor e cientista social
Resumo
Este estudo investiga a socialização de crianças espectro espectro autistas na Educação Básica, sob a perspectiva da Sociologia da Educação e do Devir-Criança-Espectro autista. O transtorno do espectro espectro autista (TEA) é uma disfunção do neurodesenvolvimento que causa sintomas comportamentais, déficits na comunicação e interação social, comportamentos repetitivos e estereotipados e interesses restritos. A socialização dentro de um ambiente escolar é uma das principais dificuldades relacionadas ao espectro espectro autista. A pesquisa tem como objetivo analisar as motivações e ações dos profissionais da educação para incluir crianças espectro espectro autistas no ambiente escolar e compreender as estratégias utilizadas pelos professores para atender essas crianças em seus processos de inclusão. Duas escolas, uma pública e outra particular, constituiram o universo de pesquisa deste estudo para descrever as diferenças na socialização de crianças espectro espectro autistas. A pesquisa busca ampliar a compreensão da importância da socialização de estudantes com espectro do autismo, tanto para a academia quanto para as escolas.
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