dc.contributor.advisor | Sarturi, Rosane Carneiro | |
dc.creator | Moreira, Jose Maria | |
dc.date.accessioned | 2017-06-07T15:57:06Z | |
dc.date.available | 2017-06-07T15:57:06Z | |
dc.date.issued | 2008-03-03 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3012 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | This paper is based in a pedagogy proposal organized through projects. The aim of this paper is
make an investigation about social and environment culture in the school administration. For this
I examined the students’ knowledge about environment education to try to change our reality.
This work had five students of four grades from different classes who disposed to answer the
questions and share their experiences to think environment education like a resolution of social
problems. For getting more knowledge about this problem I also watched some meetings at
Antonio Alves Ramos school, in Santa Maria, Brazil. This school tries to valorize the
participation and interests of the students, so, this is a new way to make sense the classes because
the subjects are chosen by the students which make the school life something more extensive
with their problems, difficulties, happiness and sadness that belong to a micro system . | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Cultura socioambiental | por |
dc.title | A cultura socioambiental no espaço da gestão escolar | por |
dc.title.alternative | The socioambiental culture in area of management school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa baseia-se em uma proposta pedagógica organizada por projetos. O objetivo geral
desde trabalho centrava-se em investigar a cultura socioambiental no espaço da gestão escolar,
observando a percepção dos alunos sobre a Educação Ambiental. A pesquisa foi constituída de
cinco alunos de 4ª série de turmas diferentes que se dispuseram responder colaborativamente as
questões e compartilhar experiências, promovendo uma reflexão crítica, assentada em
referenciais teóricos, que definem a Educação Ambiental como um meio de resolução dos
problemas sociais, que se aproxima da problemática e dos objetivos propostos neste trabalho. A
pesquisa teve como abordagem metodológica o enfoque qualitativo, do tipo estudo de caso, que
possibilitou o conhecimento do pesquisador envolvido na realidade pesquisada. Com a intenção
de conseguir maiores informações sobre a natureza do problema de pesquisa, bem como dos
objetivos dele originados, foi realizadas observações participadas nas reuniões pedagógicas e no
cotidiano da Escola de Ensino Fundamental Antônio Alves Ramos do sistema particular do
Município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, analisando como a cultura socioambiental está
estruturada no espaço da gestão escolar numa perspectiva participativa. Ao valorizar a
participação e os interesses dos educandos, concretizam-se os trabalhos pedagógicos
fundamentados numa pedagogia de projetos desenvolvidos pela escola. Logo, esta é uma nova
forma de dar sentido e (ressignificar) a prática docente de sala de aula, pois os temas são
pensados pelos educandos, é o vivido, o cotidiano da vida de um povo, que passa ser a vida da
comunidade escolar no seu sentido mais amplo, com seus problemas, suas dificuldades, suas
alegrias e tristezas que fazem parte do seu micro sistema sociocultural. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |