Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSarturi, Rosane Carneiro
dc.creatorMoreira, Jose Maria
dc.date.accessioned2017-06-07T15:57:06Z
dc.date.available2017-06-07T15:57:06Z
dc.date.issued2008-03-03
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3012
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008.por
dc.description.abstractThis paper is based in a pedagogy proposal organized through projects. The aim of this paper is make an investigation about social and environment culture in the school administration. For this I examined the students’ knowledge about environment education to try to change our reality. This work had five students of four grades from different classes who disposed to answer the questions and share their experiences to think environment education like a resolution of social problems. For getting more knowledge about this problem I also watched some meetings at Antonio Alves Ramos school, in Santa Maria, Brazil. This school tries to valorize the participation and interests of the students, so, this is a new way to make sense the classes because the subjects are chosen by the students which make the school life something more extensive with their problems, difficulties, happiness and sadness that belong to a micro system .eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectCultura socioambientalpor
dc.titleA cultura socioambiental no espaço da gestão escolarpor
dc.title.alternativeThe socioambiental culture in area of management schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta pesquisa baseia-se em uma proposta pedagógica organizada por projetos. O objetivo geral desde trabalho centrava-se em investigar a cultura socioambiental no espaço da gestão escolar, observando a percepção dos alunos sobre a Educação Ambiental. A pesquisa foi constituída de cinco alunos de 4ª série de turmas diferentes que se dispuseram responder colaborativamente as questões e compartilhar experiências, promovendo uma reflexão crítica, assentada em referenciais teóricos, que definem a Educação Ambiental como um meio de resolução dos problemas sociais, que se aproxima da problemática e dos objetivos propostos neste trabalho. A pesquisa teve como abordagem metodológica o enfoque qualitativo, do tipo estudo de caso, que possibilitou o conhecimento do pesquisador envolvido na realidade pesquisada. Com a intenção de conseguir maiores informações sobre a natureza do problema de pesquisa, bem como dos objetivos dele originados, foi realizadas observações participadas nas reuniões pedagógicas e no cotidiano da Escola de Ensino Fundamental Antônio Alves Ramos do sistema particular do Município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, analisando como a cultura socioambiental está estruturada no espaço da gestão escolar numa perspectiva participativa. Ao valorizar a participação e os interesses dos educandos, concretizam-se os trabalhos pedagógicos fundamentados numa pedagogia de projetos desenvolvidos pela escola. Logo, esta é uma nova forma de dar sentido e (ressignificar) a prática docente de sala de aula, pois os temas são pensados pelos educandos, é o vivido, o cotidiano da vida de um povo, que passa ser a vida da comunidade escolar no seu sentido mais amplo, com seus problemas, suas dificuldades, suas alegrias e tristezas que fazem parte do seu micro sistema sociocultural.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples