dc.contributor.advisor | Goldschmidt, Andréa Inês | |
dc.creator | Silveira, Maira dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2023-08-31T11:14:23Z | |
dc.date.available | 2023-08-31T11:14:23Z | |
dc.date.issued | 2020-10-09 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30131 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciências Biológicas, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | Currently, the enviromental issues are being highlighted all over the world and are
generating discussions in the most diverse spheres of society. Against the emerging
environmental crisis related to human actions, discussions about sustainability and
sustainable development arise. The enviromental issues requires education for all, and
it is essential to teach and learn so that sustainable actions can be praticed. The aims
of the present study are to investigate and analyze the perceptions of early years
students of elementary school on sustainability, and through these, propose strategies
to sensitize students to sustainable practical attitudes, providing scientific literacy and
the oportunity of change and expansion knowledge about sustainability. The
investigation of perceptions, which involved forty five early years students in a public
school, consisted of the application of a semi-structured questionnaire. Were realized
the following activities: (1) conversation about sustainability practices and ecological
corridors for bees; and reading of the book História da Turma da Mônica:
Sustentabilidade; (2) visitation to the campus of UFSM-Palmeira das Missões; and (3)
development of didactic material and ecological corridors for bees. The results
evidenced that 38,2% of the students recognized the word sustainability, enphasizing
informal places of learning. However, 30,3% didn’t recognized the word sustainability.
Also, 29% of students atributted sustainability as human support and 47,6% didn’t
know what sustainable practices are. For the evaluation of the proposed activities, it
was requested to the students drawings that represented what they had learned, which
demonstrated the potential of science teaching linked to scientific literacy, since no
student mentioned unsustainable actions. The school must provide possibilities, based
on the students previous knowledge and pedagogical practices that break the
epistemologial barriers. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Primeiros anos escolares | por |
dc.subject | Concepções | por |
dc.title | Investigação das percepções sobre sustentabilidade entre alunos de alunos iniciais: propondo um caminho possível para a alfabetização científica | por |
dc.title.alternative | Investigation of percetions on sustainability among students from early years: proposing path to scientific literacy | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Palmeira das Missões, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas | por |
dc.description.resumo | Atualmente as questões ambientais ocupam lugar de destaque e têm feito parte da
pauta de discussão nas mais diversas esferas da sociedade. Diante da crise
ambiental emergente referente as ações antrópicas, surgem as discussões sobre a
sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável. A questão ambiental exige uma
educação para todos, sendo indispensável ensinar e aprender para então, colocar em
prática ações sustentáveis. A pesquisa teve como objetivo investigar e analisar as
percepções de estudantes de anos iniciais do ensino fundamental sobre
sustentabilidade e, por meio dessas propor estratégias para sensibilizar os educandos
para atitudes práticas sustentáveis, proporcionando uma alfabetização científica e a
possibilidade de mudança e/ou ampliação dos conhecimentos sobre sustentabilidade.
A investigação das percepções sobre sustentabilidade, envolvendo quarenta e cinco
alunos de anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública, consistiu na
aplicação de um questionário semiestruturado referente a sustentabilidade. Foram
realizadas atividades como: (1) conversação sobre sustentabilidade, práticas
sustentáveis e corredores ecológicos para abelhas; e leitura do texto História da
Turma da Mônica: Sustentabilidade; (2) Visitação ao campus UFSM-Palmeira das
Missões; e (3) desenvolvimento de material didático, corredor ecológico para abelhas.
Os dados foram tabulados e analisados de acordo com a Análise de Conteúdo
(BARDIN, 2011). Os resultados evidenciam que 38,2% dos alunos reconhecem a
palavra sustentabilidade, enfatizando locais informais de aprendizagem, porém,
30,3% desconhecem o que é sustentabilidade. As concepções dos alunos estão
atreladas no sentido de sustento humano (29%). Além disso, 47,6% dos alunos não
sabem o que são práticas sustentáveis. Para a avaliação das atividades propostas, foi
solicitado a construção de desenhos elaborados pelos alunos, os quais demostraram
a potencialidade do ensino de ciências atrelado a alfabetização científica, pois
nenhum aluno citou ações não sustentáveis. A escola deve possibilitar, a partir dos
conhecimentos prévios dos alunos, praticas pedagógicas rompendo barreiras
epistemológicas, por meio de um ensino de ciências voltado para a alfabetização
científica. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Palmeira das Missões | por |