Ecologia holística: as relações inclusivas dentro do ensino fundamental - modalidade EJA: um estudo de caso
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Data
2009-09-03Autor
Martins, Maria Cristina de Souza
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Este trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Élbio Silveira Gonçalves - situada no Município de Santana do Livramento/RS - na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) tendo como objetivo primordial promover a consciência ambiental nos alunos da EJA. Considerando que a formação do cidadão consiste também, em prepará-lo para interagir de maneira consciente com o meio ambiente para a efetivação deste, norteou-se o presente por alguns objetivos específicos como favorecer a socialização e a resolução coletiva de problemas, propiciar discussões sobre os hábitos saudáveis e apresentar trabalhos sobre drogas lícitas e ilícitas. O intuito deste trabalho também foi de ampliar e incluir os alunos com necessidades especiais, como surdos e oriundos de classe especial. A metodologia empregada constou de várias atividades como: assistência de vídeos, trabalhos em grupos, relatos de experiências, discussões, construção de estórias, entre outros. Na intenção de perceber a consciência ambiental do aluno da EJA foram realizados questionários para identificar valores inerentes a interação social e ambiental, abordando aspectos relativos a drogas, lixo, saúde, educação ambiental e convivência. Os resultados indicaram que há uma escassa percepção ambiental e uma necessidade de reeducação para os problemas relacionados ao consumismo, violência, insegurança, sensibilidade ecológica, uso de drogas lícitas e ilícitas. Dentro destes aspectos procurou-se inserir os educandos, para provocar mudanças de hábitos em busca de novas perspectivas de vida, relacionados à solução de seus problemas sociais.
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- Educação Ambiental [191]