Dame-dame – vidas negras no Brasil Colonial: um jogo de tabuleiro para o ensino de história da escravidão
Abstract
Dada as particularidades da contemporaneidade dos e das discentes, o Ensino de História pre-cisa adaptar-se às suas novas linguagens e tecnologias, bem como às suas estruturas próprias de construção do conhecimento para que as aulas de história possam atribuir sentido aos seus saberes. Dessa forma, este trabalho constituiu-se no desenvolvimento de um jogo didático sobre o tema da Escravidão Colonial a partir de uma perspectiva que coloca africanas, africanos e seus descendentes escravizados na centralidade da narrativa histórica. “Dame-Dame – vidas negras no Brasil Colonial” é um jogo didático multitrilha que tem em vista a revisão da unidade temática curricular de Brasil Colonial e o aprofundamento do tema Escravidão, com uma pro-posta didático-pedagógica de que visa a aprendizagem significativa do alunado na sua constru-ção como sujeito histórico agente na e da História. Este trabalho constitui-se de um esforço de contribuição com a Lei Nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e cultura afro-brasileira na rede de educação básica, e, também, uma defesa dos programas de formação do-cente – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residên-cia Pedagógica – disponíveis aos graduandos de licenciaturas.
Collections
The following license files are associated with this item: