dc.creator | Dallanora, Geferson Durigon | |
dc.date.accessioned | 2023-09-06T17:44:05Z | |
dc.date.available | 2023-09-06T17:44:05Z | |
dc.date.issued | 2023-08-18 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30188 | |
dc.description.abstract | The present dissertation, developed in the Graduate Program in Networked
Educational Technologies of the Federal University of Santa Maria (UFSM),
specifically in the line of research of Development of Networked Educational
Technologies, addresses as its central theme the relation of dialogicity between School
and Family represented through a collaborative pedagogical practice. For the
development of the research, an exploratory investigation was used, with a qualitative
approach, and the methodology adopted is the action research proposed by Thiollent
(1986). The research problem, therefore, is configured through the following question:
how does an interactive and shared digital School Journal on a mobile device
contribute to the school community by bringing the family closer to the school? The
objective is to analyze the contributions of a digital School Journal, shared on a mobile
device, to bring the school community closer through an environment focused on
interaction, collaboration and reflection. The following techniques were used for data
collection: meeting summaries, observations and notes made by the researcher, field
diaries, narrative rescues and group opinions. The collection of qualitative data
improves and clarifies the results presented in the research carried out with the
community of Escola Básica Estadual Érico Veríssimo in Santa Maria, Rio Grande do
Sul. articulation with educommunication practices and educational technologies in a
network, provide important elements for the creation of an integrative and collaborative
environment. And that dialogue relationships in communicative ecosystems enable the
construction and reconstruction of knowledge collectively. With the creation of the
Jornal Educom application as a pedagogical product, it is estimated to expand the
moments of dialogue with the school community in the debate on social themes of
common interest. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educomunicação | por |
dc.subject | Diálogo | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Educommunication | eng |
dc.subject | Dialogue | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Family | eng |
dc.title | Interlocução entre escola e família: aplicativo em dispositivo móvel como proposta de mediação para um ambiente de comunicação, interação e colaboração | por |
dc.title.alternative | Interlocution between school and family: mobile device application as a mediation proposal for a communication, interaction and collaboration environment | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em
Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),
especificamente na linha de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias
Educacionais em Rede, aborda como tema central a relação de dialogicidade entre
Escola e Família representada por meio de uma prática pedagógica colaborativa. Para
o desenvolvimento da pesquisa foi usada uma investigação exploratória, com uma
abordagem qualitativa, sendo que a metodologia adotada é a pesquisa-ação proposta
por Thiollent (1986). O problema de pesquisa, portanto, se configura através da
seguinte questão: como um Jornal Escolar digital interativo e compartilhado em um
dispositivo móvel contribui com a comunidade escolar aproximando a família da
escola? O objetivo é analisar as contribuições de um Jornal Escolar digital,
compartilhado em dispositivo móvel, de aproximar a comunidade escolar por meio de
um ambiente voltado para interação, colaboração e reflexão. Para a coleta de dados
foram utilizadas as seguintes técnicas: resumos de reuniões, observações e
anotações feitas pelo pesquisador, diários de campo, resgates narrativos e opiniões
do grupo. A coleta de dados qualitativos aprimora e esclarece os resultados
apresentados na pesquisa conduzida junto à comunidade da Escola Básica Estadual
Érico Veríssimo em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Na sequência, são discutidos e
ordenados alguns resultados da pesquisa enfatizando que os processos
comunicacionais ressignificados em articulação com as práticas da educomunicação
e as tecnologias educacionais em rede, fornecem elementos importantes para criação
de um ambiente integrativo e colaborativo. E que as relações de diálogo nos
ecossistemas comunicativos possibilitam a construção e reconstrução do
conhecimento de maneira coletiva. Com a criação do aplicativo Jornal Educom como
produto pedagógico, estima-se ampliar os momentos de diálogo junto à comunidade
escolar no debate sobre temáticas sociais de interesse comum. | por |
dc.contributor.advisor1 | Schmitz Filho, Antonio Guilherme | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9251797427714461 | por |
dc.contributor.referee1 | Bulegon, Ana Marli | |
dc.contributor.referee2 | Rocha, Karla Marques da | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5274212683967220 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |