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dc.creatorDallanora, Geferson Durigon
dc.date.accessioned2023-09-06T17:44:05Z
dc.date.available2023-09-06T17:44:05Z
dc.date.issued2023-08-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30188
dc.description.abstractThe present dissertation, developed in the Graduate Program in Networked Educational Technologies of the Federal University of Santa Maria (UFSM), specifically in the line of research of Development of Networked Educational Technologies, addresses as its central theme the relation of dialogicity between School and Family represented through a collaborative pedagogical practice. For the development of the research, an exploratory investigation was used, with a qualitative approach, and the methodology adopted is the action research proposed by Thiollent (1986). The research problem, therefore, is configured through the following question: how does an interactive and shared digital School Journal on a mobile device contribute to the school community by bringing the family closer to the school? The objective is to analyze the contributions of a digital School Journal, shared on a mobile device, to bring the school community closer through an environment focused on interaction, collaboration and reflection. The following techniques were used for data collection: meeting summaries, observations and notes made by the researcher, field diaries, narrative rescues and group opinions. The collection of qualitative data improves and clarifies the results presented in the research carried out with the community of Escola Básica Estadual Érico Veríssimo in Santa Maria, Rio Grande do Sul. articulation with educommunication practices and educational technologies in a network, provide important elements for the creation of an integrative and collaborative environment. And that dialogue relationships in communicative ecosystems enable the construction and reconstruction of knowledge collectively. With the creation of the Jornal Educom application as a pedagogical product, it is estimated to expand the moments of dialogue with the school community in the debate on social themes of common interest.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducomunicaçãopor
dc.subjectDiálogopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectEducommunicationeng
dc.subjectDialogueeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectFamilyeng
dc.titleInterlocução entre escola e família: aplicativo em dispositivo móvel como proposta de mediação para um ambiente de comunicação, interação e colaboraçãopor
dc.title.alternativeInterlocution between school and family: mobile device application as a mediation proposal for a communication, interaction and collaboration environmenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especificamente na linha de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, aborda como tema central a relação de dialogicidade entre Escola e Família representada por meio de uma prática pedagógica colaborativa. Para o desenvolvimento da pesquisa foi usada uma investigação exploratória, com uma abordagem qualitativa, sendo que a metodologia adotada é a pesquisa-ação proposta por Thiollent (1986). O problema de pesquisa, portanto, se configura através da seguinte questão: como um Jornal Escolar digital interativo e compartilhado em um dispositivo móvel contribui com a comunidade escolar aproximando a família da escola? O objetivo é analisar as contribuições de um Jornal Escolar digital, compartilhado em dispositivo móvel, de aproximar a comunidade escolar por meio de um ambiente voltado para interação, colaboração e reflexão. Para a coleta de dados foram utilizadas as seguintes técnicas: resumos de reuniões, observações e anotações feitas pelo pesquisador, diários de campo, resgates narrativos e opiniões do grupo. A coleta de dados qualitativos aprimora e esclarece os resultados apresentados na pesquisa conduzida junto à comunidade da Escola Básica Estadual Érico Veríssimo em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Na sequência, são discutidos e ordenados alguns resultados da pesquisa enfatizando que os processos comunicacionais ressignificados em articulação com as práticas da educomunicação e as tecnologias educacionais em rede, fornecem elementos importantes para criação de um ambiente integrativo e colaborativo. E que as relações de diálogo nos ecossistemas comunicativos possibilitam a construção e reconstrução do conhecimento de maneira coletiva. Com a criação do aplicativo Jornal Educom como produto pedagógico, estima-se ampliar os momentos de diálogo junto à comunidade escolar no debate sobre temáticas sociais de interesse comum.por
dc.contributor.advisor1Schmitz Filho, Antonio Guilherme
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9251797427714461por
dc.contributor.referee1Bulegon, Ana Marli
dc.contributor.referee2Rocha, Karla Marques da
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5274212683967220por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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