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dc.contributor.advisorBatista, Natália Lampert
dc.creatorAltermann, Francisco Augusto
dc.date.accessioned2023-09-18T17:53:16Z
dc.date.available2023-09-18T17:53:16Z
dc.date.issued2022-08-22
dc.date.submitted2022-08-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30220
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMapa mentalpor
dc.subjectEnsino de Geografiapor
dc.subjectPontos turísticospor
dc.subjectTopofiliapor
dc.titleDos mapas mentais à paisagem: noções de pertencimento e ensino de geografia na escola municipal de ensino fundamental Carlos Müller, em Cerro Branco - RS.por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, Rs, Brasil.por
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido sob a justificativa do número de pesquisas relacionadas à geografia no município ser muito baixa, dada a potencialidade turística da região, com suas belas paisagens, buscando analisar os pontos turísticos através dos mapas mentais e coletivos, colaborando com o sentimento de topofilia. O mapa mental é uma ferramenta didática importante para a compreensão e análise do espaço, assim, o objetivo principal do trabalho foi analisar os pontos turísticos do município de Cerro Branco, RS, por um viés topofílico, como ferramenta para o desenvolvimento da noção de pertencimento nas aulas de Geografia. Para a aplicação, foram construídos previamente pelo autor três mapas, um somente com os limites municipais, outro com uma camada do Google Maps e o terceiro com uma camada do Google Earth Pro (colado em isopor) para a aplicação do mapa coletivo. Neste sentido, foram desenvolvidos dois mapas mentais (prévio e posterior) e um mapa coletivo com os alunos do 6º e 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Müller, de Cerro Branco, RS. A atividade foi constituída por três etapas, onde na primeira os alunos estiveram livres para desenhar ou representar o município da forma, criando assim o mapa mental prévio. Na segunda etapa, foi confeccionado um mapa coletivo com pontos turísticos e paisagens municipais sob o mapa com a camada do Google Earth Pro. Na última parte, foi desenvolvido o último mapa mental, buscando a representação municipal através de uma nova perspectiva, abordando os aspectos trabalhados nas atividades anteriores. Como resultado, houve uma significativa mudança nas formas representativas dos mapas mentais, onde nos mapas prévios, o aparecimento dos pontos turísticos foi pontual, com exceção do Morro Cerro Branco, que apareceu em mais da metade dos mapas, e os desenhos de casas, árvores e pinturas foi um ponto a ser destacado. Com a construção do mapa coletivo, as abordagens dos conceitos de localização e paisagens foram reforçadas, trabalhando a percepção pessoal juntamente com a localização das residências dos alunos sobre o mapa. Após a concretização desta etapa, ocorreu a confecção do último mapa mental, buscando entender se a percepção espacial havia mudado interpretativamente diante ao primeiro mapa mental criado. Obteve-se notável diferença na representação do mapa, onde os pontos turísticos trabalhados apareceram com maior frequência, juntamente com sua localização geográfica. Os mapas mentais no ensino da Geografia, voltados ao estudo da paisagem e do município, como forma de interpretar a realidade local remetida aos pontos turísticos e demais locais representativos no âmago de cada educando, remete ao conceito de topofilia. Ademais, as práticas educativas, utilizando-se de mapas impressos e a interação coletiva e interpretativa de conceitos Geografia, para o entendimento do espaço, mostraram-se efetivos como ferramenta didática, podendo ainda serem utilizados em escola sem acesso à internet ou a equipamentos tecnológicos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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