O estágio curricular presencial e remoto: uma experiência no programa residência pedagógica, geografia, UFSM
Resumo
As atividades diárias de sala de aula nos ajudam a conectarmos com o saber e o
processo de aprendizagem. Cabe a nós, educadores, e em formação preservar este
processo. Desta forma é preciso relatar experiências, avaliá-las e aprimorar quando
necessário. Devemos deixar claro que o processo acadêmico nos ajuda a fortalecer
a práxis tornando-a cada vez mais presente no processo de sala de aula e na
formação dos licenciados. Neste sentido este trabalho se fez necessário para avaliar
os processos pedagógicos diante o contexto institucional, diferenciando a forma que
aparecem no ambiente escolar, integrando o público de estudantes envolvidos no
processo; professores e programas que auxiliam na formação da docência; sendo
necessário um relato de experiencia e análise do processo de aprendizagem antes,
durante e pós-pandemia. Foi realizado um questionário para os alunos da turma 83
da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena e com os alunos do
1º ano da turma 1ºA do Colégio Estadual Profª Edna May Cardoso a fim de
compreender os desafios durante o ensino remoto e o ensino presencial. Assim o
trabalho contribui para o debate em torno do programa, aprofundando a construção
do conhecimento científico em torno das práticas pedagógicas e na formação inicial
de professores na área da Geografia.