dc.contributor.advisor | Bolfe, Sandra Ana | |
dc.creator | Silva, Adriani Dias da | |
dc.date.accessioned | 2023-09-18T17:57:50Z | |
dc.date.available | 2023-09-18T17:57:50Z | |
dc.date.issued | 2022-08-26 | |
dc.date.submitted | 2022-08-26 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30223 | |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Estágio curricular | por |
dc.subject | Programa Residência Pedagógica | por |
dc.subject | Formação inicial de professores | por |
dc.title | O estágio curricular presencial e remoto: uma experiência no programa residência pedagógica, geografia, UFSM | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | As atividades diárias de sala de aula nos ajudam a conectarmos com o saber e o
processo de aprendizagem. Cabe a nós, educadores, e em formação preservar este
processo. Desta forma é preciso relatar experiências, avaliá-las e aprimorar quando
necessário. Devemos deixar claro que o processo acadêmico nos ajuda a fortalecer
a práxis tornando-a cada vez mais presente no processo de sala de aula e na
formação dos licenciados. Neste sentido este trabalho se fez necessário para avaliar
os processos pedagógicos diante o contexto institucional, diferenciando a forma que
aparecem no ambiente escolar, integrando o público de estudantes envolvidos no
processo; professores e programas que auxiliam na formação da docência; sendo
necessário um relato de experiencia e análise do processo de aprendizagem antes,
durante e pós-pandemia. Foi realizado um questionário para os alunos da turma 83
da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena e com os alunos do
1º ano da turma 1ºA do Colégio Estadual Profª Edna May Cardoso a fim de
compreender os desafios durante o ensino remoto e o ensino presencial. Assim o
trabalho contribui para o debate em torno do programa, aprofundando a construção
do conhecimento científico em torno das práticas pedagógicas e na formação inicial
de professores na área da Geografia. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |