Caderno didático do território do Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO: uma ferramenta da geoeducação
Resumo
No Brasil, os livros didáticos são distribuídos gratuitamente pelo Programa Nacional do Livro
e do Material Didático (PNLD), abrangendo, desde 2015, todas as disciplinas curriculares e
todos os anos/séries. No entanto, esses livros possuem um caráter comercial, sendo vendidos
para todo o território nacional e, logo, trazendo exemplificações de escala nacionalinternacional.
É entendido que o discente se sente mais motivado em sala de aula quando faz
ligações entre o conteúdo programático e seu cotidiano, sendo justamente essa linha de
raciocínio que a educação patrimonial (dentro da qual se coloca a geoeducação) se baseia para
fundamentar sua necessidade. Educar sobre o patrimônio do território significa auxiliar o
educando a aprender sobre o que lhe rodeia e se sentir pertencente a esse território, buscando
conservá-lo. No entanto, há um déficit de materiais didáticos que cumpram esse papel, sendo
necessário produzi-los. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve por objetivo construir um
caderno didático acerca do território do Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO, a fim
de subsidiar as aulas de Geografia do Ensino Fundamental, oferecendo auxílio à qualificação
do conhecimento em geoeducação e educação patrimonial nas escolas do território. O referido
geoparque possui 2.923 km², distribuídos em 9 municípios, que, juntos, somam uma população
de aproximadamente a 60 mil habitantes, e representa um território com alto valor
geopatrimonial, que pleiteia a certificação como geoparque mundial da UNESCO.
Metodologicamente foi utilizada a abordagem qualitativa exploratória, sendo realizadas
pesquisas bibliográficas e documentais que foram orientadas por reuniões semanais. Os
resultados alcançados referentes ao produto final foram satisfatórios e se enquadram dentro do
que se idealizava para o caderno didático, sendo estruturalmente organizado em 5 unidades que
apresentam, respectivamente, a caracterização geral/política do território, os municípios e
elementos particulares de cada um, o relevo, a hidrografia e a paisagem. Por fim, cabe dizer
que o caderno didático será fornecido, ao menos de maneira virtual, para as escolas que
compõem o território do Geoparque Quarta Colônia Aspirante Unesco e espera-se, portanto,
que seja um recurso significativo para a aprendizagem dos discentes.