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dc.creatorSilva, Bruno Fleck da
dc.date.accessioned2023-09-19T18:47:51Z
dc.date.available2023-09-19T18:47:51Z
dc.date.issued2023-08-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30246
dc.description.abstractPaul Ricoeur's ethical thought is characterized by a fruitful dialogue with the various ethical traditions, particularly teleological and deontological, based on epistemic elements arising from his contact with phenomenology, hermeneutics, ontology, among other constitutive areas of philosophical knowledge. . The present doctoral study aims to examine Ricoeurian ethics, inferring the phenomenological assumptions that constitute it through a possible inheritance coming from the ethical thought of Edmund Husserl. This thesis is justified based on three points observed in Husserlian ethics: the criticism of objective morality as a starting point; the possibility of practical wisdom based on the imperative of choosing the best and the centrality of ethics based on notions of will and the person. Ricoeurian ethics is characterized by the need to move from morality to fundamental ethics resulting in the varied expressions of regional ethics, a movement called practical wisdom. As a constitutive moment of the self in ethical action, narrative identity is affirmed by the conviction that links person and promise based on ipseity and manifest attestation based on a phenomenology of capabilities. The phenomenological background present in this hermeneutic structure of Ricoeurian ethics highlights the singularity of a consciousness phenomenologically focused on the world and its problems in an ethically responsive attitude. Finally, it is evident that the relationship between will and ethical situations leads ipseity back to the essential of resolute production in a poetic order, which characterizes the specific movement of a phenomenological ethics augmented by hermeneutics, as well as highlighting the intrinsic relationship between phenomenology and hermeneutics in the epistemology inherent to the ethics of the French thinker.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectÉticapor
dc.subjectFenomenologiapor
dc.subjectSabedoria práticapor
dc.subjectPoéticapor
dc.subjectEdmund Husserlpor
dc.subjectPaul Ricoeurpor
dc.subjectIpseidadepor
dc.subjectAtestaçãopor
dc.subjectVontadepor
dc.subjectEthicseng
dc.subjectPhenomenologyeng
dc.subjectPractical wisdomeng
dc.subjectPoeticseng
dc.subjectIpseityeng
dc.subjectAttestationeng
dc.subjectWillingeng
dc.titleA ética de Paul Ricoeur: prolongamento hermenêutico do legado husserlianopor
dc.title.alternativeThe ethics of Paul Ricoeur: hermeneutic extension of the husserlian legacyeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoO pensamento ético de Paul Ricoeur é caracterizado por um profícuo diálogo com as várias tradições éticas, sobremaneira a teleológica e a deontológica a partir de elementos epistêmicos advindos do seu contato com a fenomenologia, a hermenêutica, a ontologia, entre outras áreas constitutivas do saber filosófico. O presente estudo doutoral destina-se ao exame da ética ricoeuriana inferindo os pressupostos fenomenológicos que a constituem através de uma possível herança vinda do pensamento ético de Edmund Husserl. Esta tese justifica-se a partir de três pontos observados na ética husserliana: a crítica à moral objetiva como ponto de partida; a possibilidade de uma sabedoria prática a partir do imperativo da escolha do melhor e a centralidade de uma ética a partir das noções de vontade e na pessoa. A ética ricoeuriana é caracterizada pela necessidade da passagem da moral à ética fundamental resultando nas variadas expressões das éticas regionais, movimento esse denominado de sabedoria prática. Enquanto momento constitutivo do si em ação ética, a identidade narrativa é afirmada pela convicção que vincula pessoa e promessa a partir da ipseidade e da atestação manifesta a partir de uma fenomenologia das capacidades. O fundo fenomenológico presente nesta estrutura hermenêutica da ética ricoeuriana destaca a singularidade de uma consciência fenomenologicamente voltada ao mundo e aos seus problemas em atitude eticamente responsiva. Por fim, evidencia-se que a relação entre vontade e situações de ordem ética reconduz a ipseidade ao essencial da produção resolutiva numa ordem poética, o que caracteriza o movimento específico de uma ética fenomenológica acrescida pela hermenêutica, bem como, faz notar a relação intrínseca entre fenomenologia e hermenêutica na epistemologia inerente à ética do pensador francês.por
dc.contributor.advisor1Fabri, Marcelo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9122803302644811por
dc.contributor.referee1Cesar, Constança Terezinha Marcondes
dc.contributor.referee2Grzibowsk, Silvestre
dc.contributor.referee3Corá, Élsio José
dc.contributor.referee4Rossatto, Noeli Dutra
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0978103806216193por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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