dc.creator | Silva, Bruno Fleck da | |
dc.date.accessioned | 2023-09-19T18:47:51Z | |
dc.date.available | 2023-09-19T18:47:51Z | |
dc.date.issued | 2023-08-18 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30246 | |
dc.description.abstract | Paul Ricoeur's ethical thought is characterized by a fruitful dialogue with the various ethical
traditions, particularly teleological and deontological, based on epistemic elements arising
from his contact with phenomenology, hermeneutics, ontology, among other constitutive
areas of philosophical knowledge. . The present doctoral study aims to examine Ricoeurian
ethics, inferring the phenomenological assumptions that constitute it through a possible
inheritance coming from the ethical thought of Edmund Husserl. This thesis is justified based
on three points observed in Husserlian ethics: the criticism of objective morality as a starting
point; the possibility of practical wisdom based on the imperative of choosing the best and
the centrality of ethics based on notions of will and the person. Ricoeurian ethics is
characterized by the need to move from morality to fundamental ethics resulting in the varied
expressions of regional ethics, a movement called practical wisdom. As a constitutive
moment of the self in ethical action, narrative identity is affirmed by the conviction that links
person and promise based on ipseity and manifest attestation based on a phenomenology of
capabilities. The phenomenological background present in this hermeneutic structure of
Ricoeurian ethics highlights the singularity of a consciousness phenomenologically focused
on the world and its problems in an ethically responsive attitude. Finally, it is evident that the
relationship between will and ethical situations leads ipseity back to the essential of resolute
production in a poetic order, which characterizes the specific movement of a
phenomenological ethics augmented by hermeneutics, as well as highlighting the intrinsic
relationship between phenomenology and hermeneutics in the epistemology inherent to the
ethics of the French thinker. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ética | por |
dc.subject | Fenomenologia | por |
dc.subject | Sabedoria prática | por |
dc.subject | Poética | por |
dc.subject | Edmund Husserl | por |
dc.subject | Paul Ricoeur | por |
dc.subject | Ipseidade | por |
dc.subject | Atestação | por |
dc.subject | Vontade | por |
dc.subject | Ethics | eng |
dc.subject | Phenomenology | eng |
dc.subject | Practical wisdom | eng |
dc.subject | Poetics | eng |
dc.subject | Ipseity | eng |
dc.subject | Attestation | eng |
dc.subject | Willing | eng |
dc.title | A ética de Paul Ricoeur: prolongamento hermenêutico do legado husserliano | por |
dc.title.alternative | The ethics of Paul Ricoeur: hermeneutic extension of the husserlian legacy | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | O pensamento ético de Paul Ricoeur é caracterizado por um profícuo diálogo com as várias
tradições éticas, sobremaneira a teleológica e a deontológica a partir de elementos
epistêmicos advindos do seu contato com a fenomenologia, a hermenêutica, a ontologia, entre
outras áreas constitutivas do saber filosófico. O presente estudo doutoral destina-se ao exame
da ética ricoeuriana inferindo os pressupostos fenomenológicos que a constituem através de
uma possível herança vinda do pensamento ético de Edmund Husserl. Esta tese justifica-se a
partir de três pontos observados na ética husserliana: a crítica à moral objetiva como ponto de
partida; a possibilidade de uma sabedoria prática a partir do imperativo da escolha do melhor
e a centralidade de uma ética a partir das noções de vontade e na pessoa. A ética ricoeuriana é
caracterizada pela necessidade da passagem da moral à ética fundamental resultando nas
variadas expressões das éticas regionais, movimento esse denominado de sabedoria prática.
Enquanto momento constitutivo do si em ação ética, a identidade narrativa é afirmada pela
convicção que vincula pessoa e promessa a partir da ipseidade e da atestação manifesta a
partir de uma fenomenologia das capacidades. O fundo fenomenológico presente nesta
estrutura hermenêutica da ética ricoeuriana destaca a singularidade de uma consciência
fenomenologicamente voltada ao mundo e aos seus problemas em atitude eticamente
responsiva. Por fim, evidencia-se que a relação entre vontade e situações de ordem ética
reconduz a ipseidade ao essencial da produção resolutiva numa ordem poética, o que
caracteriza o movimento específico de uma ética fenomenológica acrescida pela
hermenêutica, bem como, faz notar a relação intrínseca entre fenomenologia e hermenêutica
na epistemologia inerente à ética do pensador francês. | por |
dc.contributor.advisor1 | Fabri, Marcelo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9122803302644811 | por |
dc.contributor.referee1 | Cesar, Constança Terezinha Marcondes | |
dc.contributor.referee2 | Grzibowsk, Silvestre | |
dc.contributor.referee3 | Corá, Élsio José | |
dc.contributor.referee4 | Rossatto, Noeli Dutra | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0978103806216193 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Filosofia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |