Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Renata Colbeich da
dc.date.accessioned2023-10-02T15:06:30Z
dc.date.available2023-10-02T15:06:30Z
dc.date.issued2023-07-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30288
dc.description.abstractThis study aims to understand Indigenous Higher Education in the Brazilian context, focusing on the experience of Indigenous students at the Federal University of Pampa - Unipampa/RS. Through a multisited ethnographic approach, the study investigated how these students have access and permanence in the institution, identifying policies and practices adopted to promote the inclusion and empowerment of these students. The study also explores how anthropology can contribute to the promotion of the inclusion of Indigenous students in education, analyzing how the perception and learning of these students occur in different cultural and social contexts. Additionally, the study addresses the impacts of the Covid-19 pandemic on Indigenous Higher Education, identifying challenges and opportunities that have arisen in this context.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação indígenapor
dc.subjectAntropologia da educaçãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectAcessopor
dc.subjectPermanênciapor
dc.subjectIndigenous educationeng
dc.subjectAnthropology of educationeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectAccesseng
dc.subjectPermanenceeng
dc.titleEntrelaçando antropologia e educação: percepções acerca do acesso e permanência indígena na UNIPAMPApor
dc.title.alternativeInterweaving anthropology and education: perceptions about the access and permanence of indigenous students at UNIPAMPAeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEste estudo se dedica a compreender a Educação Superior Indígena no contexto brasileiro, com foco na experiência de indígenas na Universidade Federal do Pampa - Unipampa/RS. Por uma abordagem etnográfica multisituada, o estudo investigou como eles têm acesso e permanência na instituição, identificando políticas e práticas adotadas para promover a inclusão e o empoderamento desses estudantes. O estudo também explora como a antropologia pode contribuir para a promoção da inclusão indígena na educação, analisando como a percepção e a aprendizagem se dão em diferentes contextos culturais e sociais. Além disso, o estudo aborda os impactos da pandemia de Covid-19 na Educação Superior Indígena, identificando desafios e oportunidades surgidos nesse contexto.por
dc.contributor.advisor1Brum, Ceres Karam
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4090748487764411por
dc.contributor.advisor-co1Jesus, Suzana Cavalheiro de
dc.contributor.referee1Siqueira, Monalisa Dias de
dc.contributor.referee2Cunha, Álvaro Luís Ávila da
dc.contributor.referee3Campos, Rosana Soares
dc.contributor.referee4Zanini, Maria Catarina Chitolina
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3247616718779567por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentSociologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International