dc.contributor.advisor | Cristino, Ana Paula da Rosa | |
dc.creator | Mombach, Lauri Alfonso | |
dc.date.accessioned | 2017-06-28T15:01:47Z | |
dc.date.available | 2017-06-28T15:01:47Z | |
dc.date.issued | 2010-09-18 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3028 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The present research is a proposal of analysis about the relations between the
Burnout Syndrome and school Management in the municipal net of education of
Sapucaia of Sul city (RS). It was developed, a case study, where twelve
education professionals of two schools had participated, they were the principals,
the pedagogical coordinators and teachers of final years of the Fundamental
School. It was opted for the qualitative boarding, being applied questionnaire with
open questions. Analysis of content for the categorization of the informations was
used. The elaborated reflections shows the importance of a process of
decentralization of the work relations at schools. The democratic management is
a claim and at the same time the way pointed by the collaborators to get at an
excellency in education, where teachers and the others professionals of the
schools can be valued, preventing that those can have the Burnout Syndrome, a
“desistance” of who still is in the profession. Between the innumerable symptoms
of this Syndrome it had been observed in the collaborators, feelings of impotence
ahead of the school problematics and the precarious conditions of work. The
education permeates necessarily between the teachers and the school
management. The quality, for a collective construction. When effectively we get
the teachers in a participative management, we will be directing the school to
generate social quality of the education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Síndrome de Burnout | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Mal-estar | por |
dc.subject | Docente | por |
dc.title | Desafios da gestão escolar no enfrentamento da Síndrome de Burnout: um estudo na rede municipal de educação de Sapucaia do Sul (RS) | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa é uma proposta de análise das relações entre a Síndrome
de Burnout e a Gestão Escolar na Rede Municipal de Ensino de Sapucaia do Sul (RS).
Desenvolveu-se para tal, um estudo de caso, onde participaram doze profissionais da
educação de duas escolas, sendo eles diretores, orientadores pedagógicos e
professores de anos finais do Ensino Fundamental. Optou-se pela abordagem
qualitativa, sendo aplicado questionário com perguntas abertas. Utilizou-se análise de
conteúdo para a categorização das informações. As reflexões elaboradas apontam para
a importância de um processo de descentralização das relações de trabalho nas
escolas. A Gestão democrática é uma reivindicação e ao mesmo tempo o caminho
apontado pelos colaboradores para se chegar a uma excelência de ensino, onde os
professores e demais profissionais das escolas possam ser valorizados, evitando que
estes adquiram a Síndrome de Burnout, uma “desistência” de quem ainda está na
profissão. Entre os inúmeros sintomas desta Síndrome, foram observados nos
colaboradores, sentimentos de impotência diante das problemáticas escolares e das
precárias condições de trabalho. A educação perpassa necessariamente pelos
professores e por uma gestão escolar. A qualidade, por uma construção coletiva.
Quando conseguirmos juntar efetivamente os professores numa gestão participativa
estaremos encaminhando a escola a gerar a qualidade social da educação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |