Metodologia de Scaffolding para resolução de problemas de física no contexto de Educational Design Research
View/ Open
Date
2023-08-30Primeiro membro da banca
Bulegon, Ana Marli
Segundo membro da banca
Pastorio, Dioni Paulo
Metadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho tem como foco o estudo da competência de Resolução de Problemas (RP) no
contexto da área de Física, utilizando a metodologia de Scaffolding. Para alcançar esse objetivo,
adotamos a abordagem metodológica do Educational Design Research para orientar nossas
atividades de pesquisa. As aplicações em sala de aula foram realizadas por meio de dois modelos
principais: Oficinas de Resolução de Problemas (ORP) e Atividades de Sala de Aula (ASA).
O estudo contou com três aplicações de ORP em turmas do Ensino Superior, bem como três
aplicações de ASA em turmas do Ensino Médio. As ORP e ASA foram complementares,
interligando-se através de processos de redesign, que foram gerados para atender às necessidades
que surgiram ao longo das aplicações. Os objetivos da pesquisa estão claramente delineados,
com enfoque na avaliação da eficácia da metodologia de Scaffolding em relação à competência
de Resolução de Problemas, tanto em cada aplicação específica como de forma geral.
The following license files are associated with this item: